Conheça a odontofobia e saiba como amenizar o sofrimento de quem sofre com ela
Você tem medo de ir ao dentista? Cerca de 50% da população mundial tem, ou fica muito, mas muito ansioso com o fato de ter que ir ao dentista. Embora essa alta porcentagem, a odontofobia não atinge a todos.
O que é a odontofobia?
Como o nome já sugere, essa é a fobia de quem sente um medo exagerado por dentistas, além de ter medo por tratamentos odontológicos. Geralmente essa fobia está ligada a outros medos exagerados, como por exemplo, o medo por agulhas, medo de médicos, dentre outros medos relacionados.
Quais seriam as causas da odontofobia?
Sentir medo de algo, e/ou ter uma fobia pode ser muito pessoal e variar de pessoa para pessoa. Porém, assim como em diversas outras fobias, a odontofobia é resultado de experiências negativas, diretas ou indiretas.
Como a odontologia envolve diversos tratamentos dolorosos e desconfortáveis, é normal que o simples pensamento de ter que ir ao dentista faça uma reação um pouco negativa nas pessoas. Mesmo com a necessidade de anestesia, muitas pessoas ainda sentem medo, pois na realidade o medo delas está relacionado às agulhas.
É comum ver crianças com medo de dentistas, além de poderem ter medo da dor que poderão sentir, elas levam em conta as experiências de adultos e de outras crianças, que podem relatar a ida ao dentista de uma maneira bem negativa. Além disso, as crianças são muito criativas, então talvez a imagem criada na mente dela pode não ser a mais agradável.
Também temos que levar em consideração como a prática odontológica é representada culturalmente. Muitos desenhos animados, programas de TV e filmes não apresentam o dentista como um personagem amigável ou de forma positiva.
Além disso, algumas pessoas podem sentir-se mal em um consultório devido à estímulos gerais, como o ambiente do consultório – com suas luzes fortes, com os cheiros fortes e estranhos, com barulhos desagradáveis, com instrumentos estranhos, etc.
Sintomas da odontofobia
- Choro, náuseas, suor em excesso, gritos, balanços (esses sintomas aparecem principalmente entre as crianças);
- Ataques de pânico;
- Prevenção em excesso: o indivíduo pode demonstrar um excesso em ações preventivas para evitar a ida ao dentista;
- Pensamentos negativos envolvendo gastos: o indivíduo pode evitar a ida ao dentista alegando que o mesmo irá indicar diversos tratamentos caros e desnecessários – mesmo sabendo que ele provavelmente vai precisar de algum desses tratamentos;
- Baixa autoestima: por causa do medo, as chances de se ter uma saúde bucal precária são maiores, aumentando as chances de o indivíduo não conseguir evoluir na vida. Isso pode fazer com que outra fobia apareça, a agorafobia, onde o indivíduo tem medo de espaços abertos.
Tratamento
O ideal é que a pessoa que sofre com a odontofobia procure a ajuda de um profissional da saúde mental, pois somente ele pode recomendar o melhor tratamento para cada caso.
O tratamento pode variar de odonto-fóbico para odonto-fóbico, podendo ser através de medicamentos que visam aliviar a ansiedade e outros sintomas; como também pode ser feito psicologicamente, através de técnicas de relaxamento.
O que ajuda no consultório?
- Bolas anti-stress: Ter algumas dessas bolas no consultório pode ajudar alguns pacientes durante os procedimentos. Ao ficar apertando a bola anti-stress, o paciente estará aliviando um pouco a ansiedade.
- Praticar a “odontologia gentil”: Onde o dentista conversa com o paciente calmamente, explicando passo a passo o procedimento.
- Ambiente personalizado: o consultório precisa ser estéril, mas pode ser mais aconchegante. Ter uma climatização diferenciada, uma música ambiente relaxante e uma iluminação diferente podem ajudar.
Visite seu dentista periodicamente e eduque-se!
Por isso que a visita periódica com seu dentista é tão importante. Somente ele pode avaliar o estado de sua saúde bucal, e somente ele pode te ajudar a prevenir doenças. Escove os dentes diariamente e utilize sempre o fio dental.
A Wesco possui diversas opções de dispensers para a sua empresa ou consultório. Entre eles, a linha de inovações, onde a Wesco traz dispensers voltados para a saúde bucal, como dispenser para fio-dental e para enxaguante bucal. Conheça a nossa linha de dispensers clicando aqui
Com informações de: Psicoativo.