Para os donos de restaurantes tradicionais, as cozinhas fantasmas podem parecer a adição mais assustadora ao setor de entregas em explosão, que deve atingir R$ 11 bilhões de faturamento no ano. Com um crescimento de entregas de 8% a 10% ao ano, e o fato de que este setor deverá representar em breve 12% do mercado total, ninguém pode se dar ao luxo de deixar qualquer forma de entrega corroer sua receita. Mas como os restaurantes que operam em locais fixos, com custos significativos, poderão competir com restaurantes completamente virtuais, que aceitam pedidos apenas através de aplicativos e somente para entrega, e que usam o espaço alugado de cozinhas, que está em rápida expansão.
Aqui estão quatro dicas para não apenas sobreviver, mas realmente prosperar na era das cozinhas fantasmas.
1) O delivery também lhe entregará novos clientes
Se você ainda não oferecer delivery, seja por conta própria ou por meio de aplicativos de entrega de alimentos, como UberEats, iFood e outros, agora é a hora de começar.
Sim, os custos podem ser significativos – estes aplicativos podem receber de 25 a 35% de comissão – mas, a entrega é cada vez mais a melhor maneira de conquistar o coração da sua base de clientes atual e futura: a geração do milênio. Essa geração agora dominante gasta uma porcentagem mais alta de sua renda em alimentos já preparados do que qualquer outro grupo demográfico, valoriza mais a conveniência e terá um impacto crescente nos seus negócios.
2) O branding (promoção da marca) de restaurantes funciona
Como um restaurante estabelecido, você tem uma vantagem distinta sobre os novos restaurantes virtuais que não têm presença física nem são conhecidos no mercado: sua marca. Os recém-chegados devem investir no estabelecimento de uma marca a partir do zero − um nome, um conceito, uma promessa de que tipo de comida eles estarão servindo. No entanto, você simplesmente precisa reforçar o que as pessoas já conhecem e amam sobre você.
A maneira mais simples de fazer isso ao entregar alimentos é marcar suas embalagens, desde sacolas a guardanapos. Guardanapos personalizados com impressão podem ser particularmente importantes, já que muitos clientes são leais a um aplicativo específico, e não a um restaurante específico, e isso pode deixar seus clientes perguntando: “Então, onde exatamente podemos conseguir esse excelente hambúrguer”? Além do seu logotipo e site, você pode imprimir itens especiais do seu cardápio, jogos ou, se for adequado à personalidade da sua marca, piadas e fatos divertidos, para aprimorar e reforçar a experiência exclusiva da sua marca.
3) Os restaurantes que fazem experiência são vencedores
Talvez o mais importante de tudo isso seja a necessidade dos restaurantes fazerem experiências, especialmente porque o risco de fazê-las pode ser muito menor do que o risco de ser deixado para trás.
Alguns donos de restaurantes já estão criando cozinhas virtuais dentro de suas próprias instalações já existentes, ou dentro de cozinhas alugadas, como adições apenas de entrega a marcas físicas. Por exemplo, o Cornerstone Group de Chicago, nos EUA, descobriu que os serviços típicos de entrega de alimentos não mantinham a qualidade e a experiência esperadas pelos clientes mais sofisticados, e, então, eles abriram uma nova marca, a Urbanbelly, alugando espaço da Kitchens United (que fornece espaço de cozinha profissional equipada para restaurantes para a preparação de refeições apenas para entrega) e permitindo que os clientes fossem buscar sua comida ou que ela fosse entregue através de aplicativos.
E se você for uma operação com vários locais, você pode explorar uma vantagem específica sobre as cozinhas fantasmas: maior proximidade de mais clientes. Todos os concorrentes, que embora de muitas maneiras operem virtualmente, ainda são limitados pela realidade da geografia: a comida só pode viajar até um determinado ponto, quando começa perder seu apelo. Além de oferecer a entrega por meio de aplicativos, experimente campanhas locais de marketing, que visam residentes a um a dois quilômetros de cada local de preparo, com incentivos específicos para quem for um cliente realmente local.
As cozinhas fantasmas podem ser o mais recente desafio para os já estressados restaurantes, mas certamente não serão os últimos. Ao aprender a se adaptar, por meio de aplicativos de entrega de alimentos e pura engenhosidade, as operações supostamente antigas poderão desenvolver a agilidade e a adaptabilidade necessárias para enfrentar o que a nova concorrência for capaz de servir no futuro.
4) Toilettes limpos, cheirosos e bem equipados fidelizam clientes
Uma das coisas que realmente podem fidelizar clientes, é a limpeza e aparência dos estabelecimentos e, em específico, dos seus toilettes. Banheiros limpos e bem cheirosos passam uma primeira impressão muito positiva na memória dos clientes para que eles retornem. Não há quem não se sinta valorizado com isso, e ainda reflita a qualidade do serviço alimentar que se consome na qualidade do toalete que se utiliza.
Em entrevista ao portal Gestão de Restaurantes, Fátima Barnabé, arquiteta especializada da Deca, confirma que de uns 5 ou 6 anos para cá, a preocupação aumentou muito porque “ter um banheiro em ordem valoriza o espaço. É uma preocupação com o conforto e higiene”.
Fátima Barnabé lembra que “agora o banheiro agrega outros valores”. Ou seja, que se deve dar importância a alguns detalhes, tais como a questão da iluminação do local. “Mulher vai ao banheiro para retocar a maquiagem, então a luz tem que estar adequada, pois senão ela fica retocando e retocando, e acaba saindo de lá com uma maquiagem muito forte”.
A Wesco pode lhe ajudar!
Para ajudá-lo nesta tarefa, selecionamos abaixo alguns produtos que são indispensáveis para qualquer restaurante que queira fidelizar os seus clientes e se livrar das cozinhas fantasmas, confira:
DISPENSER DE FIO DENTAL
O dispenser de Fio Dental possui um exclusivo sistema de corte automático, que o torna extremamente higiênico, é fácil de usar e deve ser instalado em ambientes onde o zelo e a higiene são fundamentais. Comprovadamente incentiva os usuários a fazer a sua higiene bucal quando se deparam com o dispenser no toalete, aumentando o engajamento e promovendo a força do hábito para que o uso do fio dental se torne uma prática diária. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.
KIT ENXAGUANTES
Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.
- Kit para enxaguante bucal Listerine
- Enxaguante bucal Listerine Zero
- Enxaguante bucal Listerine Cool Mint
BLOQUEADOR DE ODORES SANITÁRIOS FREECÔ
Sendo o primeiro produto do tipo no Brasil, o bloqueador de odores FreeCô acaba com o constrangimento de usar o banheiro ao fazer o número 2. Produzido com produtos naturais com princípios ativos de óleos essenciais fitoterápicos, não agride a saúde nem o meio ambiente. Na versão portátil, ele pode ser levado na bolsa, no bolso ou onde quiser, e na versão professional facilita a utilização em sanitários de uso coletivo.
ODORIZADOR ODISSEY
O odorizador contínuo Wesco deixa uma sensação de bem-estar, perfumando o ar de forma silenciosa, contínua, 24 horas por dia e sem sprays. Seu design moderno foi desenvolvido para valorizar a decoração do ambiente e pode ser usado em salas de espera, banheiros, escritório, lojas, consultórios, academias, escolas e onde mais imaginar.
ÁLCOOL GEL PURELL
Álcool Purell é uma forma simples e eficaz de higienizar as suas mãos, eliminando 99,99% os germes e bactérias, prevenindo a transmissão de doenças. Vale lembrar que o uso do álcool gel não substitui a tradicional lavagem das mãos com água e sabão, mas é um indispensável complemento para a total higienização. Seu dispositivo com sensor permite que cada acionamento disponibilize apenas 1ml do produto na versão gel, gerando uma maior autonomia de acionadas ao equipamento e, consequentemente, maior economia. Ainda assim, esta quantidade é o suficiente para a que a higiene seja completa.
SABONETE TORK ESPUMA
O dispenser Tork Sabonete Suave em espuma facilita a limpeza das mãos, além de possuir ingredientes que reduzem o risco de irritação da pele. Com capacidade de armazenamento de 1L, o dispenser nas opções com sensor e toque manual libera 0,4ml de espuma por acionamento, quantidade ideal para a limpeza da pele sem desperdício de produto.
DISPENSER TORK ELEVATION
Já apresentamos aqui a importância do uso do papel toalha na hora de secar as mãos, por isso a linha de dispensers Tork Elevation para papel toalha completa o procedimento de limpeza das mãos, assegurando a higiene com o sistema touch- free, onde o usuário toca apenas no papel que vai utilizar. O dispenser possui uma aparência moderna e é adequado para espaços que recebem muitos visitantes.
A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha interfolhada TORK é o mais econômico do mundo, gerando redução comprovada de aproximadamente 30% no consumo de papel.
DISPENSER DE PAPEL HIGIÊNICO TORK SMARTONE
Acabe com o desperdício constante dos dispensers de rolos jumbo tradicionais. O Dispenser de papel higiénico Tork SmartOne® tem um design robusto de alimentação central, que distribui uma folha protegida de cada vez, pelo que favorece a higiene, resiste aos atos de vandalismo e reduz o consumo – em até 40%*.
* Dados obtidos com base em um estudo interno em 7729 utilizadores na Europa. Dispenser maxi jumbo tradicional vs. dispensador Tork SmartOne®. Redução comprovada com base no número de metros quadrados gastos em cada utilização. Maxi jumbo 13,6 dm2, Tork SmartOne® Twin Mini: 8,2 dm2.
TORK GUARDANAPO XPRESSNAP
Tork Xpressnap® proporciona higiene e diminui os resíduos através da retirada de um guardanapo de cada vez. Garante uma redução de 25% no uso de guardanapos embora os resultados reais muitas vezes mostrem economias de até 50%. Sua característica portátil permite ao usuário posicionar facilmente a unidade em qualquer local.
Fonte: Tork USA
Fontes de informação:
Abrasel: Delivery movimenta R$11 bilhões por ano
Abrasel: Delivery: saiba como explorar este segmento e aumentar o faturamento do seu restaurante
Gestão de Restaurantes: Banheiros limpos em restaurantes
7 Shifts blog: Everything you need to know about virtual restaurants
The New Food Economy: The rise of the ghost kitchen could change the restaurant delivery game
Foto de capa por Nathan Dumlao no Unsplash