Pesquisas comprovam que a má alimentação afeta a produtividade
No mundo corrido em que vivemos atualmente, conseguir ter uma hora de almoço para realmente comer comida de qualidade é um luxo para poucos.
O que mais vemos são pessoas sempre correndo e escolhendo opções mais práticas e rápidas, para que possam voltar logo às tarefas do trabalho. No entanto, esse estilo de alimentação pode afetar a produtividade ao longo do dia.
Então, se você sente que sua energia caiu drasticamente depois que almoçou, vale a pena analisar a sua alimentação e tentar fazer algumas mudanças.
Pesquisas
Até porque, existem diversas estudos científicas que mostram que a qualidade da alimentação afeta a produtividade. Aqui, vamos comentar apenas sobre duas.
Em pesquisa realizada pela Organização Mundial do Trabalho, indivíduos que possuem uma má alimentação são até 20% menos produtivos em suas tarefas, enquanto que os indivíduos que se alimentam bem não apresentam queda de produtividade.
Os autores dessa pesquisa acreditam que é importante escolher alimentos que ajudem na atividade mental – alimentos ricos em zinco, cálcio, magnésio, ômega 3 e alimentos ricos em cortisol e vitamina B5, como abacate, frango, ovos e nozes.
Além disso, eles descobriram que o consumo excessivo de açúcar afeta diretamente os nossos níveis de stress. Esse alto consumo de açúcar é prejudicial à nossa produtividade pois vicia, fazendo com que o indivíduo entre em um ciclo.
Outra pesquisa, feita pela Universidade Estadual da Pensilvânia, mostrou que ter uma dieta deficiente em ferro afeta a nossa capacidade de atenção e retarda nossas reações diante situações de crises.
Para evitar deficiência em ferro, os pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia sugerem uma dieta rica em verduras escuras, carne vermelha, cereais integrais e sementes.
Atitudes que prejudicam a produtividade
- Ficar se o café da manhã: o café da manhã é a principal refeição do seu dia, é essa refeição que te dará a energia necessária para começar o dia. Então, se você possui muitas tarefas no dia e pulou essa refeição a fim de ser mais produtivo, saiba que isso pode ter efeito contrário. Mas se você já está costumado a não tomar café da manhã e sente que isso não atrapalha seu desempenho, então tudo bem.
- Junk Food: Opções mais práticas e rápidas, as junk food são verdadeiras vilãs da nossa produtividade. Extremamente gordurosas, exigem demais do nosso organismo para serem digeridas, causando sonolência e diminuindo nossa produtividade.
- Comer à mesa de trabalho: às vezes achamos que estamos poupando tempo ao comer enquanto estamos no trabalho, mas na realidade só está nos ajudando a ficar ainda mais estressados.
Atitudes que ajudam a produtividade
- Cuidar da nossa alimentação não apenas irá melhorar a nossa produtividade, mas também irá garantir que a nossa qualidade de vida melhore. Se preferir, procure a ajuda de um nutricionista.
- Beber mais água e evitar as bebidas açucaradas irá garantir que nosso corpo fique hidratado e com melhores níveis glicêmicos (só não vale se entupir de doce depois!).
- Para evitar as tentações de refeições junk food, leve para o trabalho uma marmita feita em casa. Além de você economizar dinheiro, a comida que você vai comer terá sido feito por você e só por isso já será melhor.
A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes
Seja qual for o estilo de seu empreendimento, a Wesco possui uma gama de produtos para a sua empresa que ajudam a garantir o bem-estar de seus clientes e funcionários. A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.
Com informações de: Época Negócios; Mundo Carreira.