Dicas úteis que podem fazer seu negócio ainda melhor
Ter um restaurante requer muita paciência, dedicação e organização. Gerenciar um local onde recebe pessoas e oferece comida precisa respeitar padrões e regras de forma rígida. Muitos clientes, antes mesmo de pedirem o cardápio, estão verificando o lugar para ter noção da organização, higiene e até mesmo como se portam os funcionários. É preciso ficar atento.
Confira algumas dicas úteis para quem está abrindo ou buscando melhorar o serviço de seu restaurante:
- Não tente forçar o trabalho em mais turnos do que sua estrutura permite. Isso engloba garçons, chefs, recepção, equipe de limpeza, entre outras questões e funções. Deixe claro e organizado qual o turno de trabalho de seu negócio respondendo essas perguntas: serve almoço ou janta? Quais os dias da semana de funcionamento?;
- Após determinar o turno, busque uma organização com os funcionários. A empresa pode seguir um turno semanal, onde se é organizado toda a semana a questão de folgas e horários; ou pode seguir um turno mensal, onde também é possível prever feriados e férias;
- Organize as mesas de acordo com a capacidade do restaurante. Não tente encontrar espaço onde não existe, afinal, isso pode gerar acidentes e desconforto. Uma outra forma de entender a capacidade do restaurante é levando em conta o tamanho da cozinha;
- Antes de abrir, defina a área de atuação de cada garçom. O essencial é não deixá-los com uma demanda de mais de 20 lugares. Apesar da pré definição, isso não impede que o garçom atenda o chamado de um cliente que esteja em outra área, basta, após o atendimento, repassar o pedido para o colega de trabalho que cuida da área onde foi feito o pedido.
Higiene é primordial
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Com informações: Blog Boas Práticas.