Condomínio e verão: dicas de etiqueta

Compartilhe:

Como aproveitar a estação em ambiente compartilhado 

Inconveniência. Essa palavra volte e meia surge com mais intensidade em condomínios, seja em rodas de conversa entre vizinhos ou até mesmo no seu apartamento. Ninguém gosta de pessoas inconvenientes dividindo o seu espaço e ninguém gosta de parecer inconveniente quando está com seus vizinhos nas áreas de lazer e vivência do condomínio. Porém, como saber o que é certo e errado?

No verão, com o maior número de visitantes, férias escolares e sol convidativo para a área da piscina e churrasqueira, é comum surgirem problemas entre os moradores, reclamações com o supervisor e até mesmo incidentes que poderiam ser evitados.

A principal prevenção vem com a comunicação. A tecnologia hoje oferece meios instantâneos e de fácil acesso para avisar ou tirar dúvidas. Seja por aplicativos de chat, grupos em redes sociais, e-mail ou SMS, afinal, vale tudo para fazer a comunicação chegar. Outro meio sempre eficiente são avisos distribuídos pelo condomínio.

Veja agora algumas regras de etiqueta para o verão em condomínios:

  • Evite abusar de produtos oleosos para corpo e cabelo nas piscinas, eles sujam a piscina e causam transtornos;
  • Evite o uso de shampoo e condicionador nos chuveiros das piscinas, existem outros lugares para esse tipo higiene;
  • É importante distribuir avisos para que os condôminos não transitem molhados e com roupa de banho nos corredores e portarias;
  • Proibir o trânsito de crianças desacompanhadas pode evitar acidentes e até problemas mais séries;
  • Siga e faça a cobrança das regras para o uso de churrasqueiras e salões de festa, respeitando a Lei do Silêncio;
  • As campanhas educativas para os condôminos através de circulares e comunicados nos elevadores são muito eficientes;
  • Os porteiros também têm fundamental participação para manter a ordem dos condomínios;
  • Comunicação clara entre condôminos e síndicos por meio de reuniões e outros meios.

Para os cães, Acacabou evita transtornos

Outra questão que gera confusão, são os animais domésticos em condomínios. Na falta de saquinhos de coleta de fezes, ou a falta de consciência de alguns donos, é comum reclamações e até brigas por causa de sujeira no espaço de vivência entre moradores.

Uma solução prática é instalar um dispenser que possibilita a retirada de saquinhos um a um. Ele pode ficar fixado nos locais por onde as pessoas circulam ao passear com seus cães. É o fim do transtorno. Saiba mais aqui.

Com informações: O Globo, Acacabou.

Veja mais: