Passeios com cães: a importância, os cuidados e a limpeza nas ruas e praças

Passeios com cães: a importância, os cuidados e a limpeza nas ruas e praças

O que é preciso saber sobre passeios com cães? 

Boa parte das pessoas reclamam que seus cães são hiperativos, destruidores, ansiosos, latem demais ou têm comportamento compulsivo. A solução é bem simples: leve-o para passear. São muitos benefícios que essa prática oferece tanto ao cão, quanto ao dono. Mas o que preciso saber sobre passeios com cães?

O Blog da Wesco apurou algumas questões essenciais sobre esse importante hábito. Saiba a seguir!

Você já imaginou que o seu cãozinho tem como ascendente os lobos cinzentos? Sim. Diversas teorias apontam que os cães domésticos originaram dessa espécie de seres selvagens que são verdadeiros predadores e atacam em bando. Entenda o que dizem os especialistas:

  • photo-1510853675132-58241c941e4fAlguns lobos andavam atrás dos homens para se aproveitar dos restos de comida. De forma instintiva, perceberam que ao lado das tribos poderiam captar alimento fácil, assim, passaram a dividir o território. Por outro lado, com os lobos por perto, os homens se sentiram mais protegidos de ataques de outros animais e permitiram a aproximação;
  • Com o tempo, os filhotes das gerações futuras dos lobos não caçavam mais sozinhos e tinham o homem como única fonte de alimentos, o que firmou essa lealdade que conhecemos até hoje;
  • Os anos se passaram e os homens deixaram de viver somente da caça, explorando também a agricultura e a pecuária. Sem função, os cães foram treinados para serem pastores, no lugar de caçadores. Para isso, foi feita mais uma seleção genética: foi necessário cruzar somente os cães que tinham menos propensão de comer os rebanhos e eles passaram a trabalhar.

Passeio: questão de instinto 

Uma das características dos lobos, são que eles andam de 20 a 40 km por dia para caçar, buscar novos locais de território, entre outros motivos. Por mais que muitos hábitos tenham ficado para trás, o comportamento dos cães denota que muitos instintos sobreviveram através dos tempos e da genética.

O problema é que nossos cães, por sua vez, não chegam muitas vezes a caminhar nem 1 km por semana! Sem dúvidas isso pode afetar sua saúde mental e física. O simples fato de passear com os cães, pode fazer um bem extraordinário a ele. Veja alguns benefícios:

  • Gasto da energia acumulada;
  • Possibilidade de treinar o olfato;
  • Socialização com outros animais na rua;
  • Treino da obediência;
  • Demarcação do território.

Porém, quais os cuidados necessários?

Dicas de passeio: os “3 Ps”

Para terapeutas de cães, é necessário seguir uma regrinha básica antes de passear com os cães. Para se atingir a liderança da matilha, tenha consciência dos “3 Ps”: Paciência, Persistência e Postura. Dessa forma, é possível conduzir seu cão da maneira correta.

 

É essencial seguir algumas dicas para um melhor passeio com os pets.

É essencial seguir algumas dicas para um melhor passeio com os pets.

Separamos outras quatro dicas básicas e eficientes que podem garantir a segurança durante o passeio:

Acalme o seu pet

A percepção do cão é muito sensível. Ele sabe o momento que você vai passear com ele, inclusive ficará bem agitado. Por isso, não saia de casa enquanto ele não se acalmar. Mesmo que demore, ele vai perceber que você só irá sair com ele se ele relaxar. Cães que saem tensos levam essa tensão para a rua.

A liderança é sempre sua

Nunca permita que seu cão saia de casa na sua frente, pois, nesse caso, é ele quem conduzirá o passeio. Isso pode exaltar seus ânimos e atrapalhar sua obediência com você. O mesmo vale para o retorno: quem entra na frente é o líder da casa.

Você manda sempre!

O cão passou na sua frente? Mude para a direção oposta. Isso mostrará a ele que a única maneira de passear é o seu dono, o que fará de você o líder no passeio.

Acacabou: ação social e sustentável

Síndicos e gerentes de espaços públicos, como as praças para cães, podem contribuir para a limpeza e bem-estar das pessoas e animais que utilizam estes espaços para passeios, fazendo a instalação do dispenser Acacabou.

Wesley Garcia Gomes, Diretor Comercial da Wesco/Acacabou®, empresa especializada em utilidades de higiene e bem-estar, explica que o Acacabou é um dispenser prático e eficiente, que possibilita a retirada de saquinhos oxi-biodegradáveis um a um. “Ele pode ficar fixado em locais onde as pessoas passam quando vão passear com seus cães”.

A eficiência do Acacabou tem como diferencial o design prático do dispenser que guarda os sacos, além de protegê-los do sol e da chuva com segurança. O fato de o material dos sacos ser oxi-biodegradável é outro ponto importante, já que ele causa menor impacto ao meio ambiente. Afinal, do que adianta retirar os detritos que eles fazem na rua, se o material utilizado no recolhimento vai poluir futuramente a mesma rua, rios e oceanos?

“A escolha por esse tipo de material oxi-biodegradável é pensada totalmente na sustentabilidade, conceito fundamental na sociedade. Sacos de papel, por exemplo, causam desmatamento na sua produção”, pontuou Wesley.

Ação social

Instalar o Acacabou traz benefícios não somente aos donos de cães, mas a todos os cidadãos e moradores do bairro, integrando uma ação social. “Ele é eficiente na prática, mas também serve para a conscientização de se manter praças, vias e calçadas limpas”, pondera o diretor.

O Acacabou pode ser fixado nos locais por onde as pessoas costumam passear com seus pets.

O Acacabou pode ser fixado nos locais por onde as pessoas costumam passear com seus pets.

Com ruas limpas, principalmente, sem os detritos dos pets, é possível evitar a disseminação de moscas, ratos e baratas, que podem causar não apenas doenças para os próprios cães, mas também para os moradores da região. Em dias chuvosos, pode ocorrer entupimento de bueiros que agravam a situação ainda mais, colocando em risco a vida de todos.

“No Rio de Janeiro, condomínios de diversos bairros tomaram a atitude de disponibilizar saquinhos aos seus condôminos e 70% dos donos de cachorros passaram a utilizar os saquinhos, segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana). Esta medida foi amplamente elogiada não só pelos donos de cachorros, como também por todos os cidadãos”, destacou Wesley.

Faça a sua parte para uma sociedade melhor e compartilhe essa ideia!

Com informações: My Pets Nanny, Tudo sobre cachorros, G1