8 maneiras fáceis de melhorar a qualidade de vida dos cães

8 maneiras fáceis de melhorar a qualidade de vida dos cães

Em nossa civilização, animais que normalmente viveriam soltos na natureza, vivem hoje como animais domésticos, também chamados de animais de estimação. Poucos destes animais realmente vivem num espaço onde tenham um tipo de vida com alguma semelhança com a vida selvagem, para a qual eles nasceram.

Mas, a maioria deles vive em espaços confinados e, embora a grande maioria deles receba um bom tratamento dos seus donos, alguns sofrem presos em gaiolas ou em lugares onde mal conseguem se exercitar o suficiente. Este é o caso de muitos cães, principalmente os que vivem em casas pequenas ou em apartamentos.

Frequentemente, os donos trabalham fora de casa, ou, mesmo quando estão em casa, têm muitas tarefas diárias a serem executadas e, consequentemente, não têm muito tempo disponível para dedicar aos seus cães de estimação.

Eu já tive dois cães. Felizmente, eu moro num lugar onde há relativamente um bom espaço no qual é possível passear com os cães. E eles sempre gostaram muito destes passeios. Um deles gostava especialmente quando eu saia de casa e o convidava para “dar uma voltinha”. Eu tive a sorte de, além de ter um quintal onde eles podiam ficar a maior parte do tempo, sempre tinha alguma disponibilidade para brincar com eles, ensinar novos truques, etc.

Todavia, para aqueles donos de cães que não tiveram esta sorte, quero fazer algumas sugestões para melhorar a qualidade de vida destes animais, que (pelo menos os meus) sempre demonstraram pelos membros da nossa família um amor incondicional.

1. Um passeio diário

cães

Um passeio diário no parque, ou mesmo pelas ruas do bairro, de 30 minutos a uma hora é sempre muito bem vindo para os cães. Eles gostam muito de cheirar tudo por onde passam e de ver coisas que não eles vêm a toda hora.

2. Cães gostam muito de mascar alguma coisa

Os meus (infelizmente já mortos de causas naturais, depois de velhos) sempre gostaram muito de mascar aqueles ossos sintéticos, que estão disponíveis nas lojas de produtos para animais de estimação. Além desses “ossos”, também há outras opções de objetos para os cães mascarem.

3. Esconda a comida em algum lugar do quintal

Para aquelas pessoas que moram em casas com quintal, esta é uma boa pedida. Os cães adoram procurar e achar a comida escondida em algum lugar. Para eles, isto é muito mais excitante que comer a comida colocada numa vasilha.

4. Brinquedos novos

De vez em quando, compre um brinquedo novo para o seu cão. De preferência, um brinquedo que estimule a sua inteligência. Geralmente, nas lojas de produtos para animais de estimação você encontrará algumas boas sugestões deste tipo de brinquedos.

5. Treine o seu cão

cães

Além dos cursos de adestramento, que estão disponíveis em vários lugares, sempre que possível procure ensinar alguns novos truques para o seu cão. Este é um tempo quando vocês estão juntos e que estreita ainda mais o seu relacionamento com o seu animal de estimação.

6. Vida social

Os cães são animais sociais e gostam da companhia de outros cães, tanto quanto gostam da companhia do dono. Portanto, sempre que possível, deixe o seu cão conviver um pouco com “os amigos” da redondeza. Agora que eu não tenho mais um cão, vejo sempre perto de minha casa vários cães da vizinhança, que são trazidos pelos seus donos e se reúnem quase diariamente num jardim, onde há espaço para brincarem juntos e conviverem.

7. Brinque com o seu cão

Felizmente, eu sempre tive algum tempo disponível para brincar com os meus. É bom variar um pouco as brincadeiras para que o cão e o dono não se cansem de fazer sempre a mesma coisa. De um modo geral, os cães gostam de brincar de “cabo de guerra”, de “esconde-esconde” e de buscar algo que você jogou.

8. Praticar esportes

Assim como os seres humanos, os cães também gostam de praticar esportes. Eu tenho um amigo que mora num sítio, por onde para um riacho, no qual o cão dele adora nadar. Às vezes, ele joga um pequeno galho para o cão buscar nadando no riacho. Algumas pessoas constroem verdadeiros circuitos de obstáculos por onde os cães passam.

Você gostou deste post? Você tem um cão, ou cães? Você gosta de animais de estimação? Além das sugestões deste post, você tem algo para nos sugerir? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Ah, e um último recado, ao sair com o seu cão, não esqueça de levar os saquinhos do Acacabou!

cães

Com informações:
SmartAnimalTraining.com