Empresas que pensam apenas no lucro já não funcionam tão bem assim
Durante o evento Nova HSM Expo de 2016, se falou muito sobre o propósito em empresas e a sua importância. Isso porque, cada vez mais é possível notar o crescimento e a boa aceitação dos clientes de empresas que declaram um propósito maior para a sua existência, que vai muito além do lucro que elas obtêm. Exemplos de empresas assim? O NuBank, a Apple, a TriCiclos, e a própria Wesco.
Esse comportamento das empresas é reflexo do comportamento das pessoas, que já não veem mais interesse em trabalhar em um lugar com o único propósito de gerar lucro. Como as pessoas estão se sentindo mais empáticas, mais preparadas, mais aptas e mais dispostas a se esforçar por aquilo que acreditam, elas estão buscando empresas que também se sentem assim.
E com uma mudança comportamental tão radical, as empresas precisaram se adaptar aos novos tempos, e acabaram se deparando com o desafio de entender e definir (ou redefinir) a essência de sua própria existência. Para isso, a pergunta que deve ser feita é: qual é o motivo que leva a minha empresa a fazer a diferença no mundo? Ou então: o que o mundo perderia caso a minha empresa deixasse de existir hoje?
Parecem perguntas fáceis de serem respondidas, mas carregam respostas mais complexas. Antigamente vender o seu produto sem a preocupação da real necessidade do seu cliente já bastava. Porém hoje em dia as pessoas (principalmente os jovens) compram devido às suas necessidades: se existe a chance de eu consumir um produto que supre as minhas necessidades e ainda ajuda o meio ambiente (por exemplo), porque eu irei consumir o produto que não ajuda o meio ambiente?
Geralmente é uma via de mão dupla, benefícios para o cliente/consumidor, e para os outros envolvidos (a sociedade como um todo), sem necessariamente se preocupar com o lucro que a empresa vai ter (mais como ver o lucro ser uma consequência bem-vinda).
A definição de propósito
O publicitário americano Joey Reiman define o propósito como “um modo único e autêntico por meio do qual sua marca fará a diferença no mundo. Uma empresa com propósito não pensa apenas em seus clientes, mas também em seus funcionários, colaboradores e na sociedade como um todo.”
Já o executivo brasileiro Thomas Eckschmidt vai além e diz que “Dentro de empresas há poucas pessoas realmente comprometidas e é preciso que os negócios entendam de uma vez que oferecer a elas apenas benefícios financeiros não basta.”
Determinando o propósito da sua empresa
Para saber o propósito de sua empresa, além de se fazer as perguntas sugeridas no texto, avalie e se inspire na missão, na visão e nos valores de sua empresa.
O que diz lá? Ainda é o que você acredita? E como isso se aplica aos seus clientes/consumidores? Analise, reflita, se tiver que mudar, mude.
Analise também os seus clientes/consumidores, se for necessário, faça novas pesquisas de mercado a fim de descobrir as necessidades de seus clientes/consumidores.
Pesquise também como você pode ajudar a sociedade: se é ajudando o meio-ambiente, alguma comunidade em necessidade, etc. Se tiver como aliar o(s) seu(s) produto, melhor ainda.
O propósito da Wesco
A missão da Wesco é levar soluções de higiene, facilidades e bem-estar agregando valor aos estabelecimentos comerciais e vê como propósito levar seus produtos e soluções à vida das pessoas fora de seus lares.
Pensando nisso, a Wesco desenvolveu um portfólio repleto de produtos que garantem o bem-estar e o conforto de seus funcionários e de seus clientes.
A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.
Com informações de: Revista Exame; Sustainable Brands Rio.