Dicas de como gerenciar a compra de insumos

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Na hora de realizar o sonho de abrir o seu restaurante, muitos acabam se deparando com a árdua tarefa de gerenciar as compras para o restaurante. E em época de instabilidade econômica, essa tarefa se torna ainda mais difícil, pois não são apenas os insumos que estão mais caros.

Apenas negociar com os fornecedores já não basta mais, pois essa ação é algo feito quase que diariamente, fazendo com que ambas as partes conheçam suas necessidades, dificultando a negociação. Mas há outras maneiras para tentar aliviar o peso dos preços altos.

Algumas dicas de como gerenciar a compras de insumos

É importante que a pessoa que esteja a cargo da gestão de compras conheça muito bem os seus fornecedores e que ele esteja atento aos novos fornecedores. Estar atualizado com o que acontece com esse tipo de mercado também é importante, dessa forma a negociação pode acontecer de maneira tranquila.

O gestor também deve ter uma boa relação com a equipe do restaurante. Comunicação, assim como em qualquer outra área e/ou relação, é essencial. Saber quais são as necessidades da equipe e do restaurante garantem um trabalho mais fácil e eficiente. Lembre-se: o feedback é importante para ambos os lados. O gestor precisa saber se a qualidade do produto é o esperado, e vice-versa.

Desenvolver e financiar fornecedores pode ser uma alternativa para baratear os custos e manter a qualidade. Isso é possível ao buscar produtores locais de pequeno porte e que estejam o mais próximo possível da localidade de seu restaurante. Com isso, você estará estimulando esse produtor a continuar crescendo e você estará estimulando o comprometimento desse produtor para com as suas vendas. Dessa forma, você pode garantir a qualidade de um insumo, garantirá a forma de como ele será entregue e, provavelmente, conseguirá negociar o insumo para ter algum tipo de exclusividade.

Outra forma de garantir a qualidade de seus insumos por um preço mais em conta, e ainda ajudar o desenvolvimento de seu negócio e de sua cidade, é a opção de formar uma cooperativa de compra. Esse modelo é muito usado na Europa, e é um sucesso por lá. Você e outros restaurantes fazem um pedido de determinados insumos para produtores e fornecedores e em troca recebem um produto de qualidade por um preço melhor. O custo que você poderá economizar com essa opção pode chegar em até 15%.

Se você tiver espaço, outra dica é a produção própria de insumos. Dependendo de sua visão para os eu restaurante, essa opção pode melhorar a forma de como os seus clientes veem o seu negócio e ainda pode se tornar um diferencial. Hoje em dia há diversas maneiras de se ter uma pequena horta em espaços pequenos e até mesmo sem áreas verdes. Basta fazer uma breve pesquisa do que é viável para o seu restaurante e começar sua horta. Parece trabalhoso, mas em médio prazo o projeto acaba se pagando em menos de seis meses, e o custo que você irá economizar pode chegar até em 35%.

Cuidado com o cliente é essencial

Fazer com que os seus clientes se sintam bem em seu restaurante também é importante. Seja com um bom atendimento, com um lugar confortável ou com uma alimentação diferenciada, a Wesco oferece uma linha de qualidade superior para atender as necessidades de restaurantes engajados com um bom serviço. A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para fio dental, para enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Entre aqui no site e confira.

Com informações: InFood,Gestão de Restaurantes.

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