Confira dicas de como ser um bom líder

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Ser um líder e estar em posto de liderança são coisas diferentes, mas sempre podemos melhorar! Saiba como:

A especialista americana em comportamento e liderança, Tammy Erickson, escreveu em um artigo de sua autoria, que “o trabalho no mundo atual gira em torno da colaboração simultânea dos indivíduos por um bem comum”. Para que isso possa acontecer, todas as pessoas envolvidas em uma empresa devem estar completamente envolvidas no desenvolvimento dessa empresa.

E é aqui que a figura do líder deve entrar em ação, pois somente um líder competente saberá atribuir os dotes e as qualidades de um indivíduo a fim de a empresa evoluir com isso. Mas ser um líder e estar em um posto de liderança são coisas diferentes. Você saberia dizer se você é um líder? Confira nesse texto algumas dicas de como ser um líder melhor para sua empresa.

O que um líder deveria evitar:

Há quem diga que uma pessoa que é líder nasceu assim. Mas é possível desenvolver algumas características a fim de melhorar esse lado de liderança que algumas profissões exigem. Então se você quer se um bom líder, evite:

  • Privar-se de interações com sua equipe ou com qualquer outra pessoa de sua empresa. Todos têm dias ruins, é compreensível, mas mesmo assim, tente ser sempre cordial e receptivo às pessoas, pois são os laços criados com esses profissionais de sua empresa que farão o trabalho melhorar.
  • Confundir suas funções, à um líder cabe compreender todos os colaboradores a fim de atingir um resultado almejado, infundindo motivação, confiança, incentivo, apoio e orientação aos membros da equipe. Se você tiver dúvidas sobre suas funções, não há vergonha em perguntar sobre isso com seu supervisor/chefe.
  • Críticas que não beneficiam ninguém. O feedback é algo muito importante, portanto tome cuidado na hora de fazer o seu. Lembre-se que as críticas devem ser construtivas.
  • Ser ausente. Envolva-se com a sua equipe, envolva-se com os funcionários de sua empresa. Envolva-se nos momentos bons e nos ruins, ajudando a sua equipe a superar obstáculos.

Dicas para melhorar

Confira algumas dicas para você que quer melhorar a sua habilidade de liderança:

  • Seja honesto sempre sobre a situação de sua empresa ou da equipe para a sua equipe, se possível, compartilhe com a equipe os planos futuros da empresa, e sempre que der, fale a verdade para a sua equipe.
  • Não comande, incentive. Todos nós sabemos que ordens precisam ser dadas, mas há jeitos e maneiras de dá-las. Ao invés de simplesmente despejar as tarefas do dia para a sua equipe, porque não incentivar a equipe a cumprir aquilo que precisa ser feito?
  • Não eleja favoritos. Todos nós nos tornamos mais afeiçoados a alguém na equipe, isso é normal. Mas não eleja essa pessoa como a sua favorita, ou seja, não faça favoritismos. Dê atenção e oportunidades a todos, de forma igual.
  • Assuma a culpa, mas dê os devidos créditos a quem merece. Todos gostam de ver suas ideias e ações serem creditadas, seja porque fez bem a empresa, ou seja porque é o correto a se fazer. Se algo não deu certo, você como líder deve aceitar a culpa e batalhar para melhorar.

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