Confira dicas de como evitar a procrastinação
Não é sempre que temos disposição para fazer todas as tarefas que precisamos fazer, seja no trabalho ou seja em casa. A fim de melhorar um pouco o nosso humor, costumamos procrastinar um pouquinho, e isso faz com que nosso desempenho caia.
Tudo bem que, às vezes, não estamos bem e levamos mais tempo para fazer essas tarefas. O problema é quando a procrastinação se torna um hábito até mesmo nos dias que estamos bem. E esse hábito pode causar uma verdadeira bola de neve, com prazos e metas atrasadas e saúde mental desandando.
Por isso, o ideal é fazer um esforço e focar naquilo que precisa ser feito. Se você tem problemas com a procrastinação, confira abaixo informações e dicas que podem te ajudar a mudar de hábitos e ter mais produtividade.
A procrastinação é genética?
De acordo com um estudo de 2014, realizado pelo departamento de Psicologia e de Neurociência da Universidade do Colorado, sim, a procrastinação pode ser considerada uma predisposição genética. A pesquisa foi realizada durante 20 anos, tendo início em 1990.
O estudo também encontrou uma correlação positiva entre a procrastinação de tarefas e traços impulsivos. Para chegar à tal conclusão, o autor do estudo aplicou questionários em mais de 180 pares de gêmeos idênticos, e em mais de 160 pares de gêmeos não idênticos.
Analisando as respostas de os quase 700 participantes, o autor notou uma coincidência muito maior nas respostas dos pares de gêmeos idênticos (que compartilham 100% do material genético) do que os nas respostas dos gêmeos não idênticos (que compartilham apenas 50% do material genético).
Ou seja, quando um dos irmãos gêmeos idênticos procrastina, as chances do outro irmão fazer o mesmo são maiores do que nos irmãos não idênticos.
Atitudes que pioram a procrastinação
Agora que você sabe que o ato de procrastinar pode ser um fator genético, que tal você avaliar as suas atitudes?
- Ficar mexendo no celular: isso inclui enviar e visualizar mensagens de texto, estar nas redes sociais, etc.
- Conversar com os colegas: Ter uma boa relação com os colegas de trabalho é ótimo, mas não deixe isso atrapalhar a sua produtividade. Converse com seus colegas quando for propicio.
- Divagar na internet: para a maioria das profissões a internet é necessária, mas deve ser utilizada com cautela já que é muito fácil ficar olhando vídeos de gatinhos o dia todo.
- Pausas em excesso: Muitas pausas podem fazer com que sua produtividade caia, além de poder atrapalhar a produtividade dos outros.
Se você identificou algumas dessas atitudes como suas, esforce-se para mudar seus hábitos e evitar perder o foco no trabalho! Veja mais sobre atitudes que tiram a prodtividade.
Dicas para evitar a procrastinação
- Identifique os momentos de procrastinação e tente muda-los;
- Tente entender o(s) motivo(s) que o levou a agir dessa forma, com autoconhecimento você é capaz de mudar para melhor;
- Faça metas diárias (ou semanais) e deixe-as bem clara para você mesmo;
- Se for necessário, enumere-as conforme a urgência de cada meta ou tarefa;
- Se for necessário, utilize de aplicativos e outras ferramentas de organização, a fim de te ajudar a evitar a procrastinação e produzir mais, nós já falamos por aqui uma técnica que ajuda nisso.
- Comprometa-se com suas metas e tarefas e realize elas da melhor forma possível, sempre.
A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes
Sabemos que, às vezes, trabalhar é estressante e que todo pequeno detalhe pode nos ajudar a conseguir um dia mais produtivo. Pensando nisso, a Wesco desenvolveu um portfólio repleto de produtos que garantem o bem-estar e o conforto de seus funcionários e de seus clientes.
A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.
Com informações de: Correio Braziliense; Mundo carreira; Blog Convenia.