Alerta em restaurantes: o que os clientes mais reclamam

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Veja também algumas soluções especiais em restaurantes para ajudar na fidelização do cliente

A gestão de um restaurante não é tarefa das mais simples por precisar contar com uma infraestrutura de qualidade, um atendimento excepcional e o produto, a comida, sempre saborosa. Por ser um ambiente que desperta grande expectativa, muitos clientes vão reparar se algum fator estiver fora do aceitável.

O Blog da Wesco examinou algumas das reclamações mais comuns e apresenta soluções que podem ajudar na fidelização dos clientes.

O mercado da gastronomia está em alta. O público que antes era habituado com o básico, hoje quer ser surpreendido. Afinal, vivemos em um momento em que oferecer conceito e “qualidade Master Chef” já é sinônimo de agradar o cliente.

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Limpeza em restaurantes: fundamental

Apesar de ser um mercado lucrativo, não são todos os estabelecimentos gastronômicos que se sobressaem. Pior do que isso. Os altos custos da infraestrutura, de funcionários capacitados, de fornecedores e etc, deixam o sonho de muitos empreendedores do ramo, naufragarem. Uma experiência ruim, como falta de higiene dos ambientes, por exemplo, pode ser fatal em uma má avaliação de cliente.

“Nunca tive grandes experiências negativas em restaurantes ou bares em relação à limpeza propriamente dita, porém, esse é um item que eu levo em consideração na escolha de onde frequento, seja de banheiros ou onde vou me sentar para comer”, afirma Octávio Mota, Servidor Público e grande frequentador de bares e restaurantes.

Problemas que afetam diretamente os clientes ocorrem, principalmente, por uma gestão que não busca oferecer um serviço completo e de qualidade, com um atendimento de alto nível, infraestrutura de primeira e pratos saborosos. O ideal, é sempre analisar e identificar o quanto antes os erros que estão sendo cometidos, corrigi-los e fazer o máximo para que a experiência do cliente seja preservada.

Reclamações mais comuns

Levando em consideração duas características importantes para restaurantes oferecerem uma melhor experiência para o seu cliente – o atendimento e a infraestrutura -, separamos algumas questões que muitos clientes costumam se indignar. Confira:

Atendimento: Funcionários despreparados

Um bom atendimento é bem importante. Por mais que seja o prato que irá ficar em primeiro plano assim que o cliente for embora, se ele for maltratado, ou o atendente estiver com mal cheiro ou mal hálito é bem capaz dele evitar o local ou não o recomendar para amigos. Agora, se o atendimento for de qualidade, é bem capaz que algum deslize da cozinha ou uma escolha de prato inapropriada pelo cliente, seja perdoado.

O que fazer? 

O dono do restaurante precisa criar o hábito de acompanhar regularmente o atendimento. Conversas periódicas, antes e depois do expediente, também são recomendadas.

Vale mostrar exemplos de asseio bucal e corporal, boas abordagens, modo de tratamento, humor e preparação que sejam adequadas para diversas situações. Ter conhecimento prévio do cardápio e os ingredientes é um diferencial que o cliente espera em alguns casos específicos, principalmente, por causa de dietas específicas.

Porém, apesar da relevância dessa abordagem, uma qualificação para funcionários que atuam diretamente com o público é de suma importância. Em muitos casos, promover minicursos, palestras e workshops, pode deixar os colaboradores mais seguros e isso se refletirá diretamente no atendimento ao público.

Infraestrutura: Falta de higiene

Chegar em um restaurante cheio já é complicado, porém, nada pior do que encontrar uma mesa e ela ainda estiver suja ou mal limpa, com restos de comida espalhados em pratos, taças com restos de bebida e guardanapos jogados.

Banheiros sujos então, nem se fala. Se estamos falando de experiências gastronômicas saudáveis, realizadas em momentos únicos com amigos e familiares, os banheiros precisam, não somente estarem limpos, mas oferecerem o máximo de ferramentas práticas que ajudem em uma higiene completa dos clientes.

“Gosto de frequentar restaurantes e bares que dão atenção ao ambiente do banheiro, sempre o mantendo limpo. Também observo o cuidado do proprietário investir em uma decoração que siga o padrão do estabelecimento no geral, isso é bem legal. Não é somente oferecer um banheiro por necessidade”, avalia Octávio.

O que fazer?

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Oferecer fio dental nos banheiros de restaurantes pode aumentar a satisfação do cliente.

Uma inspeção da mesa, dos talheres e dos utensílios é muito importante assim que clientes forem embora ou novos estarem entrando. É essencial que funcionários estejam atentos para tudo o que ocorre no estabelecimento, entradas e saídas, até mesmo para evitar que pessoas vão embora sem pagar uma conta.

Além disso, a atenção para a limpeza do ambiente caso surja algum imprevisto é de máxima importância. A limpeza dos banheiros deve estar sempre em dia, sem odores, com disponibilidade de utensílios de uso pessoal. Esses fatores são tidos como essenciais em um restaurante.

“Acredito que seja eficaz oferecer fio dental ou enxaguante bucal e outros utensílios do tipo. Quando você vai comer um caranguejo ou até um churrasco, sempre gruda alguma coisa nos dentes e o que você mais quer é se livrar daquele incomodo. Quando se tem esse tipo de ferramenta presente no restaurante é uma mão na roda, por não precisarmos esperar até chegar em casa para resolver isso”, observa Octávio.

Para o servido público, o estabelecimento ter essa atenção com o cliente pode valorizar a experiência geral. “Não necessariamente a ausência dessas ferramentas úteis para higiene e limpeza me fariam evitar o restaurante, porém, ao oferecer, isso sem dúvidas agrega como um diferencial positivo!”

Soluções completas da Wesco

Com a Wesco, com certeza seu restaurante terá os produtos certos na hora da higiene dos seus clientes.

Uma boa experiência em banheiros de estabelecimentos, como restaurantes e bares, é fundamental para ampliar ainda mais a satisfação dos clientes. Isso aumentará as chances de fidelização e também irá gerar boas recomendações para amigos e familiares. Conheça alguns dos produtos:

Bloqueador de odores sanitários FreeCô

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FreeCô

FreeCô é o primeiro produto do Brasil que bloqueia o mau cheiro do nº2 que sai do vaso sanitário. Com FreeCô o funcionário e o cliente se sentirão mais tranquilos ao usar o banheiro, sem nenhum constrangimento.

Dispenser Espuma Sensor

O dispenser Tork Foam Skincare de Elevation Design se encaixa em todos os banheiros e pode ser usado com uma ampla gama de produtos Skincare Tork em garrafas seladas. É fácil de usar e oferece boa higiene das mãos para todos os usuários. O dispenser Elevation tem um design funcional e moderno.

  • Fácil de apertar, botão permite o uso confortável, especialmente para crianças e idosos.
  • Limpeza sem esforço e reabastecimento intuitivo que economizam tempo.

Tork Dispenser de Toalha Interfolhada

A linha Tork Elevation é uma gama de dispensers com um design elegante e funcional. Possui uma aparência moderna e se encaixa em praticamente qualquer toalete. O sistema de toalha interfolhada TORK é o mais econômico do mundo, gerando redução comprovada de aproximadamente 30% no consumo de papel.

Dispenser para Fio Dental

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Dispenser para fio dental

O dispenser de Fio Dental é fácil de usar, ultra higiênico e deve ser instalado em ambientes onde o zelo e a higiene são fundamentais. É recomendado a lugares públicos como escritórios, indústrias, restaurantes, universidades, órgãos governamentais, consultórios, laboratórios, hospitais e outros.

Kit de Enxaguante Bucal Listerine

Leve ao seu estabelecimento um produto de fácil acesso, que preserva a saúde de sua equipe e clientes. Sinta um agradável frescor com antisséptico bucal Listerine sabor Cool Mint.

Conheça a Wesco e descubra o produto ideal para a sua empresa fortalecer o ambiente de trabalho e a relação com o cliente. Clique aqui!

Com informações: Mogo Smart, Goomer, Ecomanda.

 

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