O segredo de um restaurante bem-sucedido está no modo de seu gerenciamento
Em pesquisa feita pelo Sebrae, apenas sete em cada dez restaurantes permanecem abertos após um ano de inauguração. E apenas 27% desses estabelecimentos comemoram 2 anos de funcionamento. O motivo para esse alto índice de insucesso? O mau gerenciamento.
Abrir um restaurante não é uma tarefa simples, como já comentamos por aqui. Exige planejamento, gerenciamento de custos, saber negociar com fornecedores, saber disciplinar a equipe, dentre outros detalhes. Por causa disso, não é qualquer um que consegue gerenciar um restaurante.
O cenário do setor de alimentação está cada vez mais competitivo no Brasil, seja pela qualidade da comida, do serviço feito ou pelo grande número de novos estabelecimentos e negócios sendo abertos. Fato é que, só sobrevive nesse cenário quem souber gerenciar seu negócio corretamente.
Melhorando o gerenciamento de seu restaurante
E como garantir que o seu restaurante sobreviva? Cuide de seu gerenciamento. Confira algumas dicas:
- Cursos profissionalizantes: Existem diversos cursos profissionalizantes que visam ajudar os empresários (ou futuros empresários) dando apoio, dando dicas e ensinando técnicas de gerenciamento.
- Gerenciamento de restaurante terceirizado: Além de cursos, você também pode contratar empresas que são especializadas em gerenciamento, dessa forma você não precisa se preocupar com essa parte e pode focar em outras coisas de seu restaurante.
- Aplicativos que ajudam o gerenciamento: Se você não possui meios de contratar uma empresa para fazer esse serviço, então você pode buscar por aplicativos que ajudam o gerenciamento. Existem vários aplicativos com essa finalidade, e geralmente, esses aplicativos reúnem dados em tempo real que podem te informar diversas coisas, como, por exemplo, qual é o prato mais vendido, o que é mais pedido, ou informações sobre funcionários.
- Associação do setor: Se o ramo com o qual você trabalha possui alguma associação com base na sua cidade, você pode pedir ajuda a ela. Provavelmente você conseguirá encontrar alguém que possa te dar dicas e conselhos de como agir.
Além dessas alternativas, você também pode fazer algumas mudanças nas suas ações. Abaixo, confira algumas atitudes que você pode adotar para melhorar a forma de como você faz o seu gerenciamento:
- Analise tudo no restaurante. Desde o funcionamento da cozinha, da forma de como é feita a limpeza no restaurante, passando pelo estoque de insumos e indo até a administração geral. Analise tudo e veja o que pode ser melhorado, cortado ou fundido.
- Analise os gastos e custos. Faça uma vista grossa nos gastos de seu restaurante e nos custos dos pratos. Melhore o que precisa ser melhorado e corte aquilo que não faz mais sentido.
- Tenha fichas técnicas de seus pratos. É uma tarefa chata de se fazer, mas muito importante. Ter fichas técnicas atualizadas e corretas fazem toda a diferença na cozinha.
- Analise o cardápio. Veja se há algum prato que não faz mais sentido com o que seu restaurante propõe. Simplifique o cardápio, se for o caso.
- Tenha apenas o necessário. Isso vale para o quadro de funcionários também. Não adianta ter uma dispensa abastecida se os produtos estão vencendo porque não há saída. Tenha apenas o necessário para um determinado período de tempo. E quanto ao quadro de funcionários, não adianta ter o salão repleto de garçons se o número de clientes é menor.
Cuidado com o cliente é essencial
Não importa se for numa loja física, em um food truck, em um fast food ou em um fast casual. Fazer com que os seus clientes se sintam bem em seu restaurante é sempre importante.
Seja com um bom atendimento, com um lugar confortável ou com uma alimentação diferenciada, a Wesco oferece uma linha de qualidade superior para atender as necessidades de restaurantes engajados com um bom serviço.
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Com informações de: eComanda; Food Magazine.