Saiba qual o conceito de um cardápio à la carte e veja vantagens e desvantagens
Quando pensamos em abrir um negócio, precisamos estar dispostos a trabalhar duro e a encarar os imprevistos. Se o negócio for um restaurante, então o trabalho (e imprevistos) muitas vezes é ainda mais árduo. Para evitar imprevistos ainda maiores, é bom ter definido, e testado, o que você pretende servir e o estilo do serviço. Pensando nisso, vamos falar um pouco do estilo de cardápio à la carte em restaurantes, explicando os seus tipos, subtipos e algumas vantagens e desvantagens desse tipo de restaurante.
Conceito do cardápio à la carte
O conceito de à la carte é o de proporcionar ao restaurante a possibilidade de escolher o modo de como esse restaurante irá montar o seu cardápio. O diferencial desse restaurante – e o que irá atrair a atenção do cliente – estará no conteúdo desse cardápio e no serviço oferecido pelo restaurante: se é uma comida e serviço clássicos, requintados ou simples.
O conceito de à la carte faz o planejamento da compra dos insumos ser mais fácil de ser feito, já que dependendo do tipo do cardápio haverá pouca ou nenhuma mudança. O à la carte também dá a chance ao chef de cozinha de mostrar as suas melhores habilidades e suas especialidades com finalizações de qualidade, já que o à la carte deixa subtendido que o preparo acontece na hora, podendo variar o tempo de espera de um prato para outro.
Tipos de cardápios à la carte em restaurantes
São três tipos de cardápios à la carte:
- Clássicos: Entrada, salada, primeiro prato, segundo prato, prato principal, prato intermediário, sobremesa, bebidas, destilados e alcoólicos, com uma carta de vinho à parte. Oferece uma experiência gastronômica completa. Nesse tipo de cardápio o cliente pode (e deve) pedir ajuda ao garçom, que indicará com precisão quais são as melhores combinações de pratos para que ele possa desfrutar o melhor da experiência gastronômica oferecida pelo restaurante.
- Modernos: Entrada, salada, prato principal, sobremesa, bebidas, destilados e alcoólicos, com uma carta de vinho à parte. Oferece uma experiência gastronômica menos completa, porém com a mesma qualidade do cardápio clássico. Nesse tipo de cardápio, o cliente pode escolher livremente, podendo pular um dos pratos, ou se ele preferir, pode escolher seus pratos sem fazer combinações.
- Contemporâneos: Menus de degustação ou combos que incluem entradas, saladas, primeiro e segundo prato, prato principal, prato intermediário, sobremesa, bebidas, destilados e alcoólicas, com carta de vinhos à parte. Esse tipo de cardápio oferece uma experiência gastronômica completa, mas com combinações de pratos definidos pelo restaurante. Por oferecer combinações completas, o cliente só precisa se preocupar em qual menu ou combo ele irá escolher. O garçom poderá responder duvidas e indicar menus/combos.
O lado bom desses cardápios à la carte é que eles permitem com que a rotatividade dos insumos e produtos seja como o chef/dono do restaurante precisa que seja – alta, baixa, sempre fresco, sempre disponível, fácil de encontrar, etc. O lado ruim é que com o passar do tempo, os seus clientes podem ficar com tédio, já que pode não haver muitas mudanças no cardápio.
Subtipos de cardápios à la carte em restaurantes
E existem três subtipos de cardápios à la carte que ajudam a definir a rotatividade dos insumos e produtos e que de quebra podem garantir com que o cliente não fique entediado com o que é oferecido, independentemente do tipo de cardápio à la carte que você tenha escolhido utilizar.
- Cardápios cíclicos ou de festivais: Planejado para durar um período determinado. Você pode planejar um cardápio para um certo número de semanas, oferecendo uma combinação de pratos por semana. Quando o período acaba, o restaurante volta para a primeira combinação e repete o ciclo. Pontos negativos: tédio por parte dos clientes. Pontos positivos: maior controle, menos treinamento, avaliação constante de produção.
- Cardápios rotativos ou Sazonais: Muito utilizado, esse cardápio permite o planejamento de pratos com insumos e produtos da época, e levando em conta aquilo que o cliente quer. Pontos negativos: necessita de mão de obra altamente especializada. Pontos positivos: facilita a inovação, não há tédio por parte dos clientes, insumos e produtos frescos e da época, menos sobras, e processos enxutos.
- Cardápios fixos: Como o nome diz, são cardápios que oferecem a mesma variedade de pratos ano após ano, e que eventualmente fazem uma alteração. Pontos negativos: os clientes evitarão esse cardápio, padrão misto (oferecendo pratos para agradar diferentes tipos de clientes). Pontos positivos: Quase nenhum treinamento, compras fixas, controle de produção, sem especialistas.
Cuidado com o cliente é essencial
Não importa se for numa loja física, em um food truck, em um fast food ou em um fast casual. Fazer com que os seus clientes se sintam bem em seu restaurante é sempre importante.
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