Todo mundo tem alguma mania estranha. Mas todo mundo tem, ou já teve manias comuns, como por exemplo, mastigar a ponta da caneta e roer as unhas. Mas você sabia que esses dois hábitos, e muitos outros, estão danificando os seus dentes? Abaixo, confira uma lista de hábitos comuns que danificam os seus dentes.
- Escovar os dentes com muita frequência. Já comentamos por aqui que embora devemos manter a nossa saúde bucal em dia, a escovação de dentes com muita frequência pode ser prejudicial à saúde bucal. Por causa disso, recomenda-se que a escovação dentária não ultrapasse das três vezes ao dia, e recomenda-se também que se espere trinta minutos depois de comer para escovar os dentes.
- Usar inadequadamente o palito de dentes. Muitos utilizam o palito de dentes para retirar aquele resíduo de alimento que fica entre os dentes. Porém, quem tem essa função é o fio dental. O palito de dentes deve ser usado com delicadeza, sem apertar ou empurrar a gengiva, sem utilizar ele como uma alavanca. Lembre-se: se queres limpar seus dentes, use o fio dental.
- Beber isotônicos em excesso. As bebidas isotônicas, muito utilizadas por atletas e por quem frequenta academias, possuem um ph muito ácido, e em excesso podem danificar o esmalte dos nossos dentes. Alguns ainda não ricos em açúcares, o que pode facilitar no desenvolvimento de cáries.
- Roer unhas. Hábito abominado por muitas mães, não é nem um pouco higiênico, e as bactérias encontradas em nossas mãos, dedos e unhas podem causar infecções no aparelho digestivo e na boca.
- Morder tampas de canetas. Ou morder a própria caneta. Quem tem esse hábito pode estar provocando a erosão de seus dentes. Isso porque quem geralmente faz isso, faz no mesmo lado da boca, com os mesmos dentes sempre, e isso pode causar um desgaste anormal dos dentes. Além disso, a utilização da boca para outras atividades que não envolvam a comida, pode causar distúrbios nas articulações da mandíbula, causando dor na região dos ouvidos, em longo prazo, danificando a coluna.
- De longe um dos hábitos mais nojentos e com mais consequências negativas para o corpo todo. Fumar enfraquece e amarela os dentes, causa inflamações nas gengivas, ajuda na formação de cáries e está relacionado diretamente com casos de câncer de boca, garganta e pulmão.
- Nadar na piscina. As piscinas são tratadas com cloro para se manterem limpas, e é justamente esse cloro que pode vir a afetar os dentes de quem nada. Porém, somente as pessoas que passam mais de seis horas dentro de uma piscina poderão vir a sofrer com o cloro.
- Utilizar os dentes como ferramenta. Abrir coisas com os dentes, cortar fios/fitas com os dentes ou qualquer outra coisa que venha na sua cabeça em que os dentes possam fazer: não faça. Por mais inocente que possa ser, as chances de você danificar seus dentes são altas. Dependendo do estrago, você pode ter que fazer um implante.
Para consultórios e empresas é importante educar
Nada como oferecer para o paciente em consultórios ou para funcionários e clientes de empresas e escritórios, a opção de uma limpeza bucal completa em banheiros. Pensando nisso, a Wesco inovou e trouxe ao mercado diversas opções de dispenser para fio dental, enxaguante bucal, entre outros. Veja mais aqui.
Com informações de: G1; FGM; Portal Terra.