Dicas de Gordon Ramsay sobre como administrar um pequeno restaurante

restaurante

Compartilhe:

Gordon Ramsay é um chef inglês que trabalha neste ramo há mais de 25 anos e é dono de um famoso restaurante em Londres chamado “Maze”. Ele é autor de diversos livros sobre culinária e também faz um programa de televisão mostrado no Brasil chamado “Hell’s Kitchen” (Cozinha do Diabo), no qual ele conta histórias de restaurantes que estavam mal das pernas e que ele, como consultor, ajudou a levantar. Num outro programa de televisão ele dá aulas de culinária fazendo em sua própria cozinha pratos deliciosos, onde frequentemente é ajudado pelos filhos.

Vamos ver, a seguir, algumas dicas do chef Ramsay sobre como administrar um pequeno restaurante:

Dica número 1: Paixão

Gordon diz que a paixão é o motivador mais importante de um restaurante. Se o dono for um apaixonado pelo que faz, ele transmitirá essa mensagem a todos os seus funcionários. Sejam eles garçons ou cozinheiros e ajudantes. É claro que só a paixão não é suficiente; junto com ela é necessário trabalho duro e consistente. A sua paixão não deve ser apenas direcionada a fazer bons e saborosos pratos, mas também a servir bem os clientes.

Dica número 2: Exija sempre mais e seja criativo

Segundo o chef Ramsay a criatividade é uma das principais ferramentas que faz a diferença. Para um cliente, ver sempre o mesmo menu pode ser cansativo. Portanto, tente se antecipar aos seus clientes e procure surpreendê-los com novos pratos e variações. Para manter bem um pequeno restaurante, o chef sugere o seguinte:

  • Um menu curto é melhor que um longo. Cada chef tem a sua própria especialidade e geralmente são esses pratos que ele sabe preparar melhor que ninguém. Isto também ajuda a manter a boa qualidade.
  • Apresente pratos simples e rápidos. Estes pratos devem sempre estar no cardápio. Muitos clientes não dispõem de muito tempo para fazer uma refeição, principalmente na hora do almoço. Eles preferem chegar, comer bem e rapidamente e voltar ao trabalho.
  • Use sempre ingredientes frescos. Isto ajuda a manter a boa qualidade dos pratos servidos e manter os clientes satisfeitos.

Dica número 3: a concorrência é saudável

Este é outro ponto importante, pois, sem concorrência você tende a relaxar e considerar que não há necessidade de continuar a fazer um esforço para servir cada vez melhor os seus clientes. Na realidade, a concorrência é um balizador do seu desempenho e do nível de satisfação dos seus clientes.

Dica número 4: comprometimento

De acordo com o chef Ramsay, no seu trabalho você tem que estar comprometido 110% a ser o melhor que puder, caso contrário estará fadado ao fracasso. O seu incansável compromisso com a qualidade dos pratos e a satisfação do cliente irradia-se para toda a sua equipe. Ou você trabalha assim, ou é melhor não trabalhar!

  • Esteja preparado para trabalhar duro durante longas horas. E isto vale para todos os dias. Mesmo sendo o dono de um pequeno restaurante, o seu objetivo deve ser que ele seja o melhor que você for capaz de fazer.
  • Saiba lidar com as frustrações. Nem todos os dias são perfeitos e as coisas sempre correm bem. Há momentos nos quais algumas coisas não dão certo, mas você precisa ser capaz, nestes momentos, de continuar a tratar bem os seus funcionários e, principalmente, os seus clientes.
  • Aprenda a delegar. Não tente ser o dono e o chef de cozinha ao mesmo tempo. A sua principal função é administrar bem. Deixe o chef fazer a parte dele. Assim, todos se sentirão melhor e terão mais disposição para dar o melhor deles.

Dica número 5: como fazer os clientes continuarem a voltar

Vale aqui lembrar que conquistar novos clientes é tão importante quanto fazê-los continuar voltando. Gordon elaborou uma pequena lista com alguns pontos importantes.

  • Causar uma primeira boa impressão é importante.
  • Divida bem o seu espaço interno e não ponha mesas demais.
  • Cuide bem da decoração.
  • O serviço ao cliente deve ser impecável.
  • Mantenha sempre a boa qualidade da cozinha.

Você gostou deste post? Você é dono de restaurante? O que você acha do chef Gordon Ramsey? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
DejviManushi.hubpages.com

Imagem:
Gordon Ramsay Everyday

Posts Relacionados

casa
Bem Estar

Como está sua casa?

Esse texto de Carlos Drummond de Andrade nos faz refletir sobre tudo aquilo que faz parte de nossa vida, principalmente o nosso lar. Tenha sua