Você, como qualquer profissional, tem que conviver com a necessidade de organizar as suas tarefas diárias. Isto, nem sempre pode ser fácil de fazer e, principalmente, de lembrar, sem a ajuda de uma agenda. Hoje em dia, como quase todo mundo tem um telefone celular e a maioria tem um smartphone, esta tarefa fica mais fácil.
Vejamos quais são as principais opções:
1. Tada
Esta é uma interface simples e colorida que pode ser usada tanto por quem tem um smartphone com iOS, como com Android. Este aplicativo é gratuito e traz uma interface minimalista para o iPhone. As cores podem ser personalizadas e o aplicativo permite criar diversas tarefas (Tadas), separando-as por categorias, como trabalho, estudos, projetos, cursos, etc. Para criar novas Tadas ou tarefas, arraste o dedo para cima e para baixo. Para editar os nomes de cada item, clique duas vezes sobre eles. Para confirmar itens já completados, arraste o dedo da esquerda para a direita e, para deletar (apagar) categorias ou itens, arraste o dedo da direita para a esquerda. Este aplicativo não permite notificar o usuário através de lembretes.
O aplicativo para Android é uma opção para quem quer administrar as tarefas e ter tudo sincronizado no Google. Para cada atividade, é possível definir a importância, acrescentar notas, data limite e configurar lembretes. O usuário pode também sincronizar as tarefas com a sua conta no Google, visualizando tudo no Google Calendar. Este aplicativo também permite configurar ferramentas na tela inicial para Android.
2. Todoist
Um ponto muito interessante desse aplicativo é que ele funciona em todos os dispositivos, sejam eles um iPhone, um celular com Android, ou um Mac. Existe uma extensão para o Chrome e o desenho em todas as plataformas é virtualmente igual. O Todoist permite que você crie vários projetos e adicione tarefas a eles. Um ponto interessante do Todoist é que você pode ver a sua organização em diferentes formatos. Outro ponto interessante, que é único do Todoist, é que é possível repetir uma determinada tarefa todos os dias, toda primeira sexta-feira de cada mês, a cada três dias, às 10:30, e assim por diante, o que ajuda bastante. O Todoist é completamente em português e todas as manhãs ele envia um boletim diário contendo as tarefas para esse dia, diretamente para o seu e-mail.
O Todoist tem uma opção gratuita e uma paga (custa 29 dólares americanos – aproximadamente 65 reais por ano), que tem algumas vantagens, como:
- Receber notificações de tarefas
- Acompanhar a produtividade através de gráficos
- Enviar anexos às tarefas
- Possibilitar o uso de etiquetas
- Exportar tarefas
- Adicionar e-mails como tarefas
- Alterar templates
3. Toggl
Este aplicativo ajuda a controlar o tempo e calcular a duração de cada tarefa, além de ter a vantagem de armazenar dados numa conta do Google. Ele também permite criar um acompanhamento de execução de tarefas em grupo e ver quem cumpre os prazos estipulados. Há uma versão para ser usada em navegador e pode ser instalado em barras de sistemas. Há versões para Android e iOS.
4. Remember the milk
Este aplicativo permite criar uma lista de tarefas diárias com interface simples, combinada com o calendário do smartphone. Ele pode ser sincronizado com agenda do Google e aparecer como aplicativo do Gmail, além de ter versões para Blackberry, Android e iOS.
5. Astrid Tasks
É um dos aplicativos mais usados para fazer uma lista de tarefas e está disponível apenas no idioma inglês. As listas podem ser sincronizadas com computador através do Google Tasks ou Astrid.com. O cadastro pode ser feito de uma conta do Facebook ou do Google. Há versões disponíveis para Android e iOS.
6. Evernote
É um aplicativo também muito conhecido e funciona basicamente para repassar e organizar anotações feitas durante o dia. Dá para fazer listas específicas por assunto, sendo bom para lembrar ideias antigas. Pode ser instalado em desktops e em smartphones, com sincronização.
Você gostou deste post? Você já usa algum destes aplicativos acima descritos? Usa algum outro aplicativo que não aparece neste post? Qual? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.