Vamos supor que você já atua nesta área há algum tempo e que já conseguiu formar uma clientela, que o procura regularmente para solicitar os seus serviços profissionais.
Se os seus clientes ficarem satisfeitos com os seus serviços, certamente eles falarão bem de você e vão indica-lo a parentes, vizinhos e amigos que precisarem de tais serviços.
Assim sendo, é importante manter a sua clientela feliz e satisfeita. Como fazer isto e seguir melhorando com a prestação de um bom serviço ao cliente, é o tema deste artigo, que vamos detalhar a seguir:
- Escute sempre os clientes com atenção: Alguém já dizia há muito tempo que nós temos duas orelhas e uma boca para ouvir mais e falar menos. Desta forma, ouça o cliente, veja bem o que ele quer e procure atendê-lo da melhor maneira possível.
- Seja compreensivo: Um cliente geralmente quer um atendimento rápido. Mesmo que você não possa atendê-lo naquele exato momento, seja atencioso, estabeleça uma data ou hora para fazer o atendimento. Deixe a sensação que você genuinamente se preocupa com ele e que vai atendê-lo assim que for possível.
- Mantenha a calma e responda aos anseios do cliente: Mesmo que às vezes um cliente esteja a ponto de perder a calma e a serenidade, cabe você mantê-lo calmo e isso pode ser conseguido deixando-o ver que você entende o problema dele e que vai soluciona-lo da melhor maneira possível. Não perca a serenidade e procure fazer o cliente não perder a calma.
- Construa confiança: Procure sempre que possível fazer um algo mais pelo seu cliente, de modo que o relacionamento gere lealdade e seja duradouro. Um profissional que eu conheço tem uma maneira especial de agradar os seus clientes, oferecendo-se, sempre que necessário, para comprar materiais necessários para a execução do serviço solicitado. É claro que o cliente o reembolsa pelos valores gastos.
- Mantenha-se leal aos seus valores: Deixe sempre claro ao cliente que ele é parte importante da sua vida e do seu trabalho. Mostre também que você não abre mão do seu elevado nível de qualidade e de honestidade.
- Procure não dar o passo maior que a perna: Tente não crescer muito rapidamente. Isto tende a fazer cair a qualidade dos seus serviços, o que não é bom. Às vezes é preferível indicar um bom colega, ao invés de atender mal um cliente. A boa qualidade do serviço prestado é a parte mais importante do seu negócio.
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