10 dicas de Jon Taffer sobre como gerenciar um negócio de sucesso

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Quem é Jon Taffer? Ele é o apresentador de uma série de TV chamada “Bar Rescue” (O Resgate dos Bares), que mostra como recuperar empresas virtualmente falidas e fazê-las ter sucesso e dar bons lucros.

Jon, além de conhecer profundamente o negócio dos bares e restaurantes, publicou recentemente um livro, no qual dá boas dicas sobre como bem administrar empresas em geral, e não somente bares e restaurantes.

Veja, a seguir, dez dicas sobre como gerenciar um negócio de sucesso mencionadas no seu livro:

1. A venda começa quando o cliente entra na sua loja

Não importa se você vende online ou off-line, os clientes apenas voltarão se tiverem uma experiência agradável. A comunicação de cada empresa precisa criar sempre uma reação positiva no cliente e essa reação é causada pela boa qualidade do produto ou do serviço (ou de ambos). Não basta criar grandes produtos; é preciso apresenta-los bem, seja na tela, na loja física, em eventos, etc.

2. Pense na sua empresa como algo para toda a vida

Segundo Taffer, o importante não é criar uma excelente experiência para o cliente uma única vez, mas sim obter a lealdade do cliente. E isto só se consegue mantendo um altíssimo padrão de atendimento na primeira vez, na segunda, na terceira e… para sempre. O padrão de excelência precisa ser mantido de forma consistente e também precisa ser previsível.

3. Descubra o que produz o seu lucro

Taffer diz que, para a maioria das pessoas, há quatro motivadores principais: dinheiro, orgulho, ego e medo. Portanto, adapte o seu marketing aos motivadores dos seus clientes, que devem estar entre as quatro opções mencionadas.

4. Trate os clientes difíceis como se fossem membros da sua família

Taffer lembra o relacionamento com a sua mãe, uma senhora cujo humor era variável e que exigia que tudo acontecesse de determinada maneira. Desta forma, ele teve que aprender a conviver com ela, da mesma forma que temos que conviver com clientes difíceis, sem descarta-los. Assim, para conviver com a sua mãe, ele teve que aprender a prever as mudanças de humor dela, para não ter que romper relações. Portanto, Taffer recomenda que você trate os clientes difíceis como ele aprendeu a lidar com a sua mãe e a conviver com ela.

5. Contrate funcionários baseado na atitude e não na experiência

Currículos e perfis podem parecer maravilhosos, mas Taffer diz que a atitude é mais importante. Ele sugere que, ao anunciar uma vaga, você deve pensar no tipo de pessoa que gostaria de contratar e, consequentemente, escrever uma descrição de cargo de acordo com isso. Desta maneira, você terá uma maior probabilidade de contratar alguém extrovertido e que seja solidário, engenhoso, e esteja sempre disposto a ajudar.

6. Não paparique os mais fracos

Segundo Taffer, você deve administrar o seu negócio como um técnico dirige a sua equipe, isto é, aplaudindo os que têm ótimo desempenho e pressionando os que têm um baixo desempenho a melhorar ou desistir. Ele diz que as equipes precisam trabalhar juntas, mirando claros objetivos e que toda a atenção deve estar concentrada nos bons e ótimos.

7. Ensine ao invés de treinar

Treinar significa modificar comportamentos e isso geralmente leva muito tempo. Portanto é melhor ensinar e deixar que o funcionário adapte a sua própria personalidade para dar vida ao cargo e alcançar o nível de desempenho esperado. Fazendo isto, você também terá funcionários mais felizes.

8. Não sobrecarregue o cliente e seja objetivo

Com isto, Taffer quer dizer que um excesso de opções dificulta a tomada de decisões, logo, torna a vida do cliente mais difícil. Sempre que possível, procure simplificar as coisas.

9. Pense sempre no cliente

Os empresários devem partir de pesquisas para definir a sua audiência alvo, que deve ser satisfeita com base no que ela quer. Tuites diários, vídeos, mensagens no Facebook, newsletters, cartões de boas festas, enfim tudo deve ter um tom que agrade os clientes e que preserve a sua marca.

10. Inove de maneira realística para servir a sua audiência

Antes de qualquer coisa, a inovação só é boa se servir bem a sua audiência. Portanto, você deve ouvi-la sobre quais novidades serão bem-vindas.

Estas dicas resumem as principais ideias de Jon Taffer sobre como você deve conduzir o seu negócio.

Você gostou deste post? Você é um empreendedor? Em caso afirmativo, o que você achou das sugestões de Taffer? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
JonTaffer.com

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