Entre preocupações com comidas saudáveis e comodidade de comer em casa, veja, a seguir, 8 tendências que poderão impactar o seu restaurante no ano que vem.
1. Comer bem e sem aditivos
Parece que a moda está pegando. Embora esta tendência pareça afetar mais as redes de comida rápida (fast food), ela pode começar a atingir os restaurantes mais tradicionais, nos quais as pessoas sentam com o seu par, ou com a família, ou com amigos para comer. Pesquisas recentes mostram que cerca de um terço dos consumidores estão preocupados com a adição de produtos “químicos” à sua comida. Outros relatam que é muito importante ter alimentos elaborados com ingredientes naturais, sem sabores ou corantes artificiais.
2. Os legumes estão ficando na moda
Eles parecem estar ganhando terreno na competição com as proteínas de origem animal. O aumento do preço das carnes, a preocupação com o uso de hormônios, a procura por mais agentes antioxidantes, o crescimento da população vegetariana ou vegana, estão tendo uma importância cada vez maior entre os consumidores. Vários restaurantes mostram agora as carnes como acompanhamentos. Os pratos vegetarianos, antes tidos como sem gosto, são agora muito saborosos servidos por alguns chefs como especialidades.
3. Pratos como ceviches, sashimis e à base de peixe cru
Este tipo de prato está ficando na moda. Os famosos ceviches da culinária peruana, os sashimis dos chefs japoneses e os pratos à base de peixe cru estão ganhando terreno e conquistando um público cada vez maior.
4. Entrega em domicílio
Isto pode afetar tanto o negócio de comida rápida (McDonald’s e outros deste tipo), como pode também começar a mexer com os restaurantes mais tradicionais. Já existem muitos aplicativos que permitem que um cliente peça uma refeição e a pague pelo smartphone; consequentemente a comida vai ser entregue em sua casa já pronta para comer.
5. Açaí
As tigelas de açaí tiveram as buscas no Google quase dobradas em um ano: elas são preparadas com a polpa congelada desta fruta e soja, ingredientes que podem ainda ser misturados com um pouco de leite e pedaços de banana, ou de outras frutas, e tudo fica quase como um creme de sorvete; as coberturas podem ser granula, sementes de chia, lascas de chocolate, flocos de coco e outras. Vale a pena inclui-las em algum lugar no cardápio, talvez como uma sobremesa.
6. Comida por quilo
Eu já tenho visto em vários restaurantes uma nova opção. Ao lado do cardápio normal, eles estão agora oferecendo também a opção de um bufê de autoatendimento, pago por quilo, que é, geralmente, uma opção mais barata. Esta nova opção (nova nos restaurantes tradicionais) está oferecendo saladas, pratos quentes e sobremesa. Tem a vantagem de ser uma opção mais rápida, pois a comida já está pronta e o cliente não precisa esperar o preparo.
7. Almoços executivos
Muitos restaurantes já têm esta opção. Ela é constituída por pratos feitos com base no cardápio tradicional do restaurante, mas que geralmente têm uma quantidade limitada de comida, que a servida com base no “menu a la carte”. Esta opção costuma ser acompanhada por uma bebida e incluir ou não uma sobremesa.
8. Food trucks e food bikes
Estas opções são mais recentes e foram, de certa forma, copiadas de outros países, principalmente dos Estados Unidos. As comidas são servidas na rua, onde os clientes se acomodam em mesas que ficam na calçada, ou em espaços como jardins e praças. Estes serviços podem ser especializados em servir pratos diversos, como sanduíches, massas, pratos da culinária japonesa, chinesa, e de outros países.
Estas são algumas das novas tendências identificadas, mas certamente outras virão e estaremos atentos para poder mostra-las aos nossos leitores.
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Com informações:
Restaurant Hospitality
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