Numa situação econômica difícil como a atual situação do Brasil, muitos bons restaurantes estão fechando as portas. O que fazer para evitar isto, continuar servindo bem a sua clientela e ainda por cima aumentar as vendas?
Além de manter o local limpo e com boa apresentação, garçons educados e atenciosos, um bom cardápio e um chef de qualidade, que são alguns requisitos básicos, veja, a seguir, algumas sugestões.
1. Aumente o número de novos clientes
Há uma série de táticas para fazer isto, tais como e-mails personalizados, aplicativos ou anúncios em dispositivos móveis, uma boa presença na mídia social, que começa com um bom website, trarão novos clientes. Esteja seguro de estar trabalhando com uma empresa confiável para prestar este serviço e que tenha plena capacidade para atingir a sua audiência alvo.
Uma boa sugestão é fazer uma promoção do tipo: numa determinada noite, um dos clientes é sorteado e ganha a sua refeição de graça.
Outra boa ideia é oferecer um desconto para quem trouxer um novo cliente. Por exemplo, se um casal trouxer um casal de amigos para jantar, este casal ganha um desconto na sua conta.
2. Aumente a frequência dos clientes já existentes
Há várias formas de fazer isto, além dos pontos básicos já mencionados. Manter um excelente relacionamento com os clientes já existentes é chave para conseguir fazê-los continuar voltando. Além de manter um excelente padrão, faça promoções do tipo para cada R$ 100,00 gastos, você terá 10% de desconto na próxima vez.
É muito importante manter a sua lista de clientes atualizada e fazer promoções nas redes sociais, pedindo a opinião deles, como também sugestões sobre os itens do cardápio.
Evite ter um cardápio muito longo ou muito curto, mas garante que tudo o que for servido tenha excelente qualidade.
3. Aumente o gasto por cliente
Novamente, há diversas maneiras de fazer isto. Tenha promoções que incentive o cliente a pedir um aperitivo antes de pedir o prato principal, ofereça uma boa carta de vinhos, tenha boas sobremesas e um bom café.
Treine os seus garçons para estar atentos aos sinais que um cliente possa demonstrar e que sugira uma boa oportunidade para oferecer a ele algo mais. Uma boa dica é ter música ao vivo, que pode estimular os clientes a ficar mais tempo em suas mesas e pedir mais uma garrafa de vinho, por exemplo. Tome cuidado para que a música seja agradável e não muito barulhenta.
Outra sugestão é para cada R$ 100,00 gastos na sua conta, nos doaremos R$ 10,00 para a sua caridade favorita.
4. Aumente a rotatividade das mesas
Isto não quer dizer apressar os clientes, muito pelo contrário. Isto quer dizer ter uma equipe, desde a cozinha até os garçons eficiente e bem treinada para trabalhar com eficácia e não demorar demais para atender os pedidos, para servir rapidamente as refeições pedidas, e para trazer as contas quando solicitadas, etc.
Você gostou deste post? Tem alguma sugestão, além das mencionadas, que gostaria de compartilhar conosco? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.
Com informações:
American Express
Rewards Network
Huffington Post