No site The Guardian, Katherine Purvis publicou recentemente um artigo sobre dicas para tornar uma empresa sustentável. Mas o que é sustentabilidade?
De acordo com a Wikipedia: “Amigável ao ambiente, amigável à ecologia, à natureza e verde são termos de marketing que se referem a bens e serviços, leis, diretrizes e políticas que infringem dano reduzido, mínimo ou zero sobre ecossistemas ou sobre o meio ambiente”.
Algumas dicas são:
1. Use a sustentabilidade como um ponto de venda exclusivo
Os consumidores estão cada vez mais procurando comprar, de maneira ética, produtos sustentáveis, especialmente no setor alimentício. As marcas devem usar a sua sustentabilidade como um ponto de diferenciação para alavancar as suas vendas.
2. Pense no longo prazo
Uma das principais barreiras culturais da sociedade atual é o foco nos indicadores chave de desempenho (KPI = key performance indicators) e orçamentos de curto prazo. Uma empresa sustentável precisa encorajar todos aqueles com quem ela trabalha a mirar nas recompensas dos resultados no longo prazo. Esta ideia talvez fique mais aparente no ramo da construção, no qual os altos custos frequentemente bloqueiam a criação de edifícios mais verdes.
3. Comunique-se de maneira original
As pessoas tornam-se envolvidas com as empresas sustentáveis por diversas razões. Para um recém-graduado, pode ser o trabalho interessante ou o objetivo mais alto. Para um investidor, pode ser a natureza do negócio e o seu potencial de crescimento. As empresas sustentáveis devem, portanto, cuidar da maneira como se comunicam com cada grupo, dependendo dos interesses dos diferentes grupos.
4. Embuta a sustentabilidade em toda a sua organização
Mudar as estruturas da organização ou criar funções como gerente de sustentabilidade podem funcionar como agregadores, quando uma mudança total da cultura da organização e das prioridades da gerência são necessárias.
Embora haja óbvias medidas que têm um impacto direto sobre o ambiente, como reciclar papel, há medidas mais inovadoras que podem produzir grandes resultados para os seus funcionários, clientes e fornecedores. Às vezes, contratar um consultor externo pode ser uma boa iniciativa na fase de planejamento porque especialistas podem apontar práticas que podem não ser óbvias para aqueles não acostumados a focar em sustentabilidade.
5. Melhore as habilidades gerenciais
Diz-se que compartilhar conhecimentos de peritos com cada membro da organização é um dos maiores desafios para atingir a total sustentabilidade. É difícil encontrar a oportunidade para dar às suas equipes um conhecimento prático do nosso mundo futuro, de modo que eles possam prepara-se para ele. Uma boa gerência pode, entretanto, fazer isto acontecer.
6. Assuma riscos
Muitas empresas sustentáveis têm assumido riscos investindo em sistemas e tecnologias que ainda não fazem parte do atual modus operandi. Embora seja mais fácil para as novas empresas estabelecer-se num setor com sistemas mais desenvolvidos funcionando e pagando-se, é muito mais difícil levantar os fundos para adotar tecnologia cuja eficiência ainda não está totalmente comprovada.
7. Quebre antigos modelos empresariais
Segundo Ramón Arratia, Diretor de Sustentabilidade da Interface, a verdadeira sustentabilidade pode ser vista na Tesla, a empresa americana de automóveis elétricos e de armazenamento de energia, entre outras coisas. O seu criador, Elon Musk, tem visões totalmente originais sobre os negócios de suas empresas, que têm se mostrado ser um exemplo a ser seguido.
8. Faça networking
Há, hoje em dia, diversas iniciativas de empresas e indivíduos que criam e fomentam oportunidades de encontros entre empresários e futuros empreendedores, para se reunirem com investidores e estabelecerem novas empresas orientadas para a sustentabilidade.
9. Apoie outras empresas sustentáveis
Muitas empresas contam uma história de sustentabilidade ao vender seus produtos, mas elas podem não estar comprando de fornecedores sustentáveis. Enquanto que algumas histórias podem ser sustentáveis na superfície, as empresas verdadeiramente sustentáveis apoiam outras como elas, ao comprar os seus produtos.
10. Descreva as medidas de sustentabilidade em detalhe
Descreva em detalhe quais são as suas motivações e expectativas para as suas medidas de sustentabilidade. Isto ajudará a manter a transparência junto aos clientes e também a estabelecer claras medidas para investidores, de modo que quaisquer mudanças focarão nas suas metas claramente definidas.
Durante o planejamento, inclua os acionistas neste processo. Fale com os clientes, fornecedores e funcionários para lhes dar uma voz, que dará mais peso às medidas implantadas.
Como começar? Se você quiser que a sustentabilidade seja uma parte integral da sua empresa, você precisa identificar os seus itens principais de sustentabilidade e desenvolver uma estratégia de sustentabilidade.
Veja as cinco grandes áreas de sustentabilidade a serem focadas: transporte, lixo (resíduos), energia, local de trabalho e compras.
Você gostou deste post? Você é um empresário ou um investidor? O que acha da sustentabilidade? Se você for um empreendedor, você apoia a sustentabilidade? A sua empresa é sustentável? Se você for um investidor, o que você acha da sustentabilidade? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.