Quais as características que faz um restaurante sustentável? Pode parecer fácil responder esta pergunta, mas, a sustentabilidade pode, às vezes, ser difícil de definir para restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos deste tipo.
Segundo a Sustainable Restaurant Association (Associação dos Restaurantes Sustentáveis dos EUA), para os restaurantes, a sustentabilidade é gerenciar o impacto social e ambiental das suas operações.
O compromisso com a sustentabilidade significa que os restaurantes podem fazer uma enorme diferença em temas como a mudança do clima, o bem estar animal e os resíduos alimentares. E, à medida que os restaurantes comuniquem o que estão fazendo nesta área, os frequentadores ficam mais bem informados e podem escolher comer em lugares que compartilhem os mesmos valores que eles.
Nós sabemos que a palavra sustentabilidade é um pouco ampla demais, e então nós a repartimos em pequenas porções, para facilitar o entendimento. Pense num cardápio para degustação: são três pratos que incluem 14 porções perfeitamente proporcionais e facilmente digeríveis.
Estes três pratos são as fontes de abastecimento, o meio ambiente e a sociedade. A seguir, veja o cardápio e deguste o conteúdo:
Fontes de abastecimento de um restaurante sustentável
Agricultura positiva para o meio ambiente, local e sazonal, pesca sustentável, suprimento sustentável de carnes e de laticínios e comércio justo e ético.
A agricultura positiva para o meio ambiente ajuda a proteger a paisagem, reduzir a poluição e combater a perda da biodiversidade.
Quanto às fontes de abastecimento locais e sazonais, os restaurantes estão ficando cada vez mais, conscientes que as decisões sobre fazer: o abastecimento local ou de fontes situadas mais longe são complexas.
Em particular, há casos nos quais o teor de carbono de um ingrediente que é transportado desde longe pode ser mais baixo que as alternativas locais, porque o ambiente no qual ele é cultivado é melhor adequado para o cultivo.
Como regra geral, a Sustainable Restaurant Association recomenda aos seus membros que se abasteçam localmente quando os ingredientes estiverem na estação. Comprar de produtores locais tende a assegurar alimentos mais frescos com uma menor etiqueta de carbono, além de significar um importante investimento na economia local.
Escolhas sustentáveis de peixes são importantes, uma vez que algumas espécies de peixes estão sob grande risco de extinção.
O abastecimento ético de carnes e de laticínios forma uma pedra angular do abastecimento responsável. Se você comprar produtos genéricos de supermercados e de lojas de agricultores, você deve procurar saber como estes fornecedores operam.
Comprar com ética e justiça significa comprar produtos de comunidades que não prejudicam certos produtores. Isto também significa assegurar que o preço de mercado seja pago e que as condições de trabalho sejam decentes.
Meio ambiente
Economia de água, recursos do local de trabalho, cadeia de abastecimento, gerência de resíduos (lixo) e eficiência energética.
Quanto à economia de água, isto é óbvio e não necessita de maiores explicações.
Os recursos do local de trabalho num restaurante são tudo desde os produtos de papel e os materiais de limpeza até os materiais de que os respectivos edifícios são construídos. Tudo isto tem um impacto sobre o meio ambiente.
As práticas das cadeias de suprimento têm um efeito econômico e social, além de um efeito sobre o meio ambiente. Uma política responsável de cadeia de suprimentos está no coração de um restaurante sustentável.
A gerência dos resíduos (lixo) envolve reduzir o volume, o reuso e a reciclagem de tudo que for possível, evitando a deposição em aterros.
A eficiência energética é sobre combater as mudanças climáticas, além de reduzir custos.
Sociedade
Engajamento da comunidade, tratar bem as pessoas, comer de maneira saudável e praticar um marketing responsável.
O engajamento comunitário é uma situação de ganha-ganha para o restaurante e os seus frequentadores. O envolvimento local, através dos negócios, de obras de caridade e de gerar empregos semeia recompensas.
Tratar as pessoas com justiça significa ser decente em relação aos funcionários, aos fornecedores e aos clientes.
Comer de forma saudável está cada vez mais na agenda dos restaurantes em nível nacional, no sentido de ajudar os clientes a fazer uma boa escolha.
Finalmente, um marketing responsável significa banir a maquiagem verde. Aqui, a transparência é chave. Faça perguntas!
Você gostou deste post? Você tem restaurante? Se a resposta for sim, o seu restaurante é sustentável? Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.
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