Veja quais são os fatores que tiram a produtividade

Compartilhe:

Saiba o fator que mais rouba a produtividade e identifique-o em sua empresa

Um dos maiores desafios da atualidade, ao menos para quem está sempre querendo dar o melhor de si na carreira escolhida, é conseguir manter a produtividade em alta. Os benefícios de ser produtivo são bons tanto para a empresa como para o funcionário, e a produtividade alcançado ainda garante uma sensação de dever cumprido que incentiva o bom desempenho na próxima jornada de trabalho.

Porém, a produtividade muitas vezes é algo difícil e pode facilmente ficar de lado. Basta um aviso insistente daquela luzinha de seu celular para que a pessoa fique curiosa e veja o que é a notificação. Em uma pesquisa recente realizada pelo site CareerBuider, a tecnologia é o principal motivo que faz com que a produtividade seja posta de lado e esquecida.

E ainda de acordo com a pesquisa realizada nos EUA, 75% dos entrevistados confessaram que chegam a perder duas horas de expediente com distrações. Abaixo, confira um ranking das distrações que mais tiram a atenção da produtividade, conforme o resultado da pesquisa:

  1. Celulares e/ou mensagens de texto, com 55% das menções;
  2. Internet, com 41% das menções;
  3. Fofoca, com 39% das menções;
  4. Acesso as redes sociais, com 37% das menções;
  5. Conversas com colegas de trabalho, com 27% das menções;
  6. Intervalos feitos para fumar ou comer, com 27% das menções;
  7. Ler e responder os e-mails, com 26% das menções;
  8. Reuniões, com 24% das menções;
  9. Ruídos e interrupções de colegas de trabalho; com 20% das menções;
  10. Trabalhar em um cubículo, com 9% das menções.

Esses dez itens são as principais distrações que o site CareerBuilder encontrou através de sua pesquisa, que entrevistou cerca de 5 mil profissionais, dentre eles executivos de RH. Mas existem outras distrações que podem fazer com que alguém fique divagando ou preocupando-se com outras coisas enquanto deveria estar trabalhando. Confira abaixo, outros fatores que fazem com que a produtividade fique em segundo plano:

  • Querer agradar ao estar sempre disponível: Aprenda a dizer não, mesmo que seja no ambiente de trabalho. Explique que se você aceitar determinado pedido, esse pedido pode afetar o seu rendimento e, consequentemente, a qualidade do seu trabalho.
  • Má comunicação: A má comunicação interfere diretamente na produtividade, pois se a pessoa entendeu mal ou errado o que lhe foi comunicado/pedido, as chances de ter que refazer todo o trabalho são grandes. Portanto, mesmo que possa ser chato, quando você receber um pedido/comunicado, confirme o que é para ser feito, a fim de se certificar que você entendeu corretamente.
  • Má organização: Organize-se, mesmo que sua organização possa parecer uma bagunça à olhos alheios, mas tenha certeza que tudo aquilo que você deve fazer está organizado da melhor forma possível para você realizar o trabalho da forma mais produtiva que você conseguir.

Agora que você já sabe dos principais fatores atuais e alguns fatores do cotidiano que não favorecem a produtividade, você pode se preparar melhor para trabalhar da melhor forma possível, a fim de ter a melhor produtividade que você conseguir. Ou então, se você for o chefe de alguém ou de uma equipe, pode tenta descobrir quais são os fatores que estão atrapalhando a sua equipe a fim de tentar melhor a produtividade de todos.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Sabemos que, às vezes, trabalhar é estressante e que todo pequeno detalhe pode nos ajudar a conseguir um dia mais produtivo. Pensando nisso, a Wesco desenvolveu um portfólio repleto de produtos que garantem o bem-estar e o conforto de seus funcionários e de seus clientes.

A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Revista Exame; Jornal do Trem; André C.A.Loureiro.

Veja mais: