Truques influenciadores para o seu restaurante

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Confira alguns truques influenciadores para fazer com que seus clientes consumam mais em seu restaurante

Quando se abre um restaurante, se deve pensar em diversos detalhes, inclusive o número médio de pedidos que o estabelecimento pretende entregar. Alguns empreendedores, buscando um sucesso maior, montam seu restaurante com alguns truques influenciadores, como por exemplo, um ambiente calmo ou agitado, o uso de cores quentes e de iluminação diferenciada.

Todos esses fatores são conhecidos por muitos, ao redor do globo. Porém, cada vez mais pesquisadores e até mesmo empreendedores estão descobrindo novos fatores que influenciam na escolha do pedido pelo cliente.

Truques influenciadores já conhecidos

Além de utilizar efeitos sonoros e de iluminação para criar um ambiente calmo ou agitado, o uso de cores quentes, como o vermelho e o amarelo também são os truques mais utilizados por diversos empreendedores. Um exemplo clássico disso? Qualquer restaurante do McDonald’s. Utilizam a música agitada, iluminação branca e cores vermelho e amarelo em abundância para deixar o cliente com uma vontade de comer maior e para influenciar o cliente a comer rápido.

Mas além disso, alguns estabelecimentos não utilizam o símbolo de cifrão em seus cardápios com o intuito de fazer o cliente gastar mais. Há pesquisas comprovando a sua eficácia. Cardápios com preços redondos (por exemplo, R$ 0,95 ao invés de R$ 0,99) também são mais eficazes, pois aparentam ser “preços amigáveis” e que mantém a qualidade do produto.

A descrição do produto também é um fator influenciador comprovado por diversos empreendedores. Ter um menu descritivo agrada o cliente e influencia ele a comprar e a achar que estará mais satisfeito com a escolha feita. Nomes que lembram alguma questão familiar (“Comida da Tia Tatá”, “Doces da Vovó”), também costumam dar certo.

Ter poucas opções de escolha dentro das categorias do menu é outro truque influenciador que muitos restaurantes utilizam e que funciona. Ter apenas três opções de hambúrguer, quatro de massa italiana, cinco saladas, etc., faz com que o restaurante transfira a responsabilidade que os clientes sentem quando fazem suas escolhas.

Novos truques influenciadores

Não bastando esse grande número de truques influenciadores (falamos apenas de 6, mas existem mais), pesquisadores do Laboratório de Gastronomia e Marcas, da Universidade de Cornell descobriram alguns novos fatores que também influenciam a escolha dos clientes. Confira:

  • O IMC do garçom: os pesquisadores descobriram que o peso do garçom que atende o cliente influencia diretamente nas escolhas do cliente. Se o garçom possui um IMC alto, as chances de o cliente pedir sobremesa aumentam. O mesmo é válido para as bebidas alcoólicas.
  • O peso do acompanhante: Ir à um restaurante acompanhado de alguém gordo ou magro também influenciará as escolhas do cliente. No caso de acompanhante gordo, as chances de o cliente pedir uma comida menos saudável aumentam, e não importa se o acompanhante fez uma escolha de comidas saudáveis.
  • A ordem do buffet: Pode não ser um truque influenciador tão novo assim, mas as pesquisas que confirmam são. Se você colocar a parte das saladas no início do buffet, as chances de os clientes encherem os pratos com saladas são maiores. Então se você quer que algo seja mais escolhido, coloque no início do seu buffet.
  • Especialidade da casa: Esse truque influenciador também não é tão novo assim, mas uma pesquisa de 2015 comprova que os pratos ditos como “especialidade da casa” são mais vendidos. Seja sugerido pelo garçom ou por uma área especial no cardápio, esse truque influenciador funciona.

Qual(is) truque(s) influenciador(es) você utiliza em seu estabelecimento? Já notou algum truque que funciona para o seu restaurante em particular? Conta para gente!

O cuidado com o cliente é essencial

Não importa se você utiliza truques influenciadores ou não em seu restaurante, fazer com que os seus clientes se sintam bem em seu restaurante também é importante.

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Com informações de: Infood; Mega Curioso.

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