Os tópicos que fazem a diferença na ética empresarial
Pauta de governos e empresas, o desenvolvimento sustentável ganhou manchetes do mundo inteiro quando a natureza se mostrou cada vez mais vulnerável em relação a ação do homem. No campo dos negócios, também existe uma conduta ética que garante um maior respeito dos ideais das empresas e, consequentemente, reflete nos produtos comercializados. Uma pesquisa de 2013, realizada pelo Instituto Akatu, apontou quais são as ações de Responsabilidade Social Empresarial que os consumidores brasileiros mais valorizam nas companhias. Confira a lista:
10 — Orientar sobre uso e descarte
Infelizmente, ainda não é em todo o lugar que existe uma coleta seletiva de lixo, muitas vezes se limitando as grandes cidades. Porém, a empresa que orienta o consumidor sobre o uso e descarte do produto é bem vista pela população.
9 — Formar consumidores conscientes
Sabe aquela marca que não é considerada um produto muito bom para o consumo, mas faz propaganda mostrando hábitos saudáveis, como a prática de esportes ou vende uma filosofia zen? E ainda liga seu nome em ações de bem-estar social? Então, não é a toa. Promover programas que eduquem a população ou simplesmente orienta sobre impactos sociais e ambientais é uma questão bem valorizada de Responsabilidade Social Empresarial.
8 — Preocupação com reciclagem
Mais do que orientar sobre descarte e falar da importância da reciclagem, o investimento em novas tecnologias que permitam a reciclagem de seus produtos após o uso também é importante.
7 — Investir em especialização
Bom para a empresa, ótimo para os empregados. Uma empresa que oferece programas de alfabetização e desenvolvimento de carreira para seus funcionários é bem avaliada pelos consumidores.
6 — Economia de água
Precisa nem falar. Com a crise de água que vive um estado como São Paulo, uma corporação que mantém programas de racionalização e otimização do uso da água chama atenção de forma positiva.
5 — Respeito ao trabalho terceirizado
Ser trabalhador terceirizado não significa ter menos atenção. Então um ambiente que garanta as mesmas condições de saúde e de segurança para terceirizados e regulares é importante para a imagem e garante vários outros benefícios.
4 — Cuidados com o bem-estar
Conciliar medidas em relação aos produtos oferecidos ou serviços que visem minimizar os riscos à saúde e segurança do consumidor é uma atitude bem vista de Responsabilidade Social Empresarial pelo público.
3 — Remuneração justa
Uma remuneração justa, que garanta um nível de vida adequado ao trabalhador e sua família, foi o terceiro quesito mais valorizado entre os consumidores da pesquisa.
2 — Igualdade de oportunidade
Igualdade não significa facilitar acesso, mas sim oferecer oportunidades iguais, promovendo programas de contratação, capacitação e olhando com seriedade para a pessoas portadoras de deficiência, mulheres e etnias diversas.
1 — Não ao trabalho infantil e escravo
Sim, tanto o trabalho infantil como o escravo ainda são realidades presentes não só no Brasil, mas no mundo. Dizer não a essa prática e fiscalizar todas as outras empresas da cadeia foi a categoria mais valorizada pelos brasileiros entrevistados para a Pesquisa Akatu em 2012.
Com informações: Exame