Previne-se do Aedes aegypti em seu condomínio

O cuidado deve ser feito durante o ano todo, mas redobre no verão

Embora o Brasil seja um país tropical, é durante o verão que há um aumento nos índices das doenças causadas pelo Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, da Zica e da Chikungunya. E mesmo que o cuidado em relação à proliferação do mosquito deva ser feito durante o ano todo, é no verão que devemos ter ainda mais cuidado.

Pois é justamente no verão que temos o hábito de ficar mais tempo expostos ao ar livre, com as janelas abertas, curtindo uma piscina ou um bom banho de mangueira – dentre outras atividades gostosas de se fazer no calor. Também é durante o verão que algumas áreas do país recebem mais chuva, fazendo poças e acúmulos de água.

Prevenindo-se do Aedes aegypti no condomínio

É por causa desses hábitos sazonais e do clima típico do verão que devemos tomar um cuidado extra. O mosquito Aedes aegypti¸ causador de diversas doenças, adora o calor e a umidade do verão, e é justamente nesse clima que seus ovos eclodem, fazendo com que a população de mosquitos aumente.

Por causa disso, é indispensável que o condomínio tenha um plano de prevenção contra o mosquito. Manter a higiene do condomínio é fundamental durante esse período, assim como a manutenção das telas de proteção (caso haja alguma), e limpeza e manutenção da piscina e das caixas de água.

Mas é importante ressaltar que o síndico e os responsáveis pela manutenção das áreas comuns do condomínio que devem cuidar das áreas que mais necessitam atenção, em relação à proliferação de insetos e animais que possam causar doenças.

Com isto dito, outra questão importante que deveria ser adotada no condomínio, é a educação dos moradores. Isto porque também é obrigação dos moradores cuidar da prevenção contra o Aedes aegypti, - e contra qualquer outro animal causador de doenças – colaborando com a limpeza e eliminação de possíveis focos do mosquito, seja dentro de seus apartamentos ou do lado de fora dele.

Caso o seu condomínio seja muito grande, ou não seja possível garantir a prevenção completamente, o sugerido é a contratação de empresas de limpezas especializadas. Dessa forma, a limpeza e o extermínios de insetos e pragas serão feitos corretamente e com garantia.

Outros cuidados contra o Aedes aegypti

  • Utilize repelentes, principalmente nas crianças e em caso de gravidez;
  • Não acumule lixo no seu apartamento/casa, garagem e/ou nas áreas comuns do condomínio;
  • Feche as lixeiras e as caixas de água com suas respectivas tampas;
  • Não deixe água parada;
  • Embora já exista vacina contra a dengue, ainda não há vacinas contra a Chikungunya e a Zica, portanto, colabore e ajude na prevenção contra o Aedes egypti.

Confira mais informações sobre a prevenção do Aedes egypti clicando aqui.

Para os cães, Acacabou evita transtornos

Caminhar com seu melhor amigo nos arredores e dentro de seu condomínio também faz bem, tanto para a sua saúde como para a saúde do seu amigo! Porém, na falta de saquinhos de coleta de fezes, ou a falta de consciência de alguns donos, é comum reclamações e até brigas por causa de sujeira no espaço de vivência entre moradores.

Uma solução prática é instalar um dispenser que possibilita a retirada de saquinhos um a um. Ele pode ficar fixado nos locais por onde as pessoas circulam ao passear com seus cães. É o fim do transtorno. Saiba mais aqui.

Com informações de: Portal SindicoNet; Wesco.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?