Prevenção à dengue na época de chuvas

Nessa época de chuvas, é muito comum vermos poças, baldes com água e recipientes molhados pela chuva. Mas às vezes não damos conta do perigo que existe quando deixamos água limpa parada. Esse é o ambiente ideal para que o mosquito da dengue coloque seus ovos e contamine toda a vizinhança.

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Infelizmente, 80% dos focos de larvas do mosquito estão dentro das residências. A atenção deve ser redobrada em locais de manutenção menos frequente, como sítios e casas de veraneio. Confira abaixo dez dicas da especialista.

  1. Mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada. Se houver alguma rachadura, troque a caixa. “A dica também vale para quem mora em prédio”, diz Marcela.
  2. Remova folhas das calhas, bem como tudo que possa impedir a água de correr.
  3. Não deixe água acumular em lajes e varandas. Passe um rodo.
  4. Lave com água e sabão locais de acumulação de água, como cisternas e a piscina do sítio.
  5. Trate com cloro a água das piscinas. As que estiverem fora de uso devem ser cobertas com lona para não servirem de criadouros.
  6. Jogue fora os pratinhos sob os vasos de planta. “Não é para colocar areia”, enfatiza Marcela. “O ideal é remover o pratinho.”
  7. Não acumule pneus em casa. “É para jogar fora mesmo, nada de ficar guardando”, alerta a especialista.
  8. Vede com saco plástico o ralo de banheiros sem uso.
  9. Não se sinta protegido por sal ou borra de café. “Não há comprovação científica de que jogá-los na água ajuda a combater a proliferação do mosquito”, avisa Marcela.
  10. Acondicione bem o lixo de casa, especialmente garrafas e latinhas, e mantenha a lixeira fechada.

Com informações:
Combate à Dengue
Revista Veja

0 Respostas

  1. […] Confira mais informações sobre a prevenção do Aedes egypti clicando aqui. […]

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?