Os cães de estimação precisam sair, mas da maneira correta
Passeio com cães pode ser uma tarefa cotidiana muito prazerosa tanto para os donos quanto para os animais domésticos. O ato em si envolve uma dinâmica entre humano e animal, atividade física, socialização com pessoas que moram nos arredores, entre outros benefícios.
Em uma matéria para o site Bolsa de Mulher, a “Dog Walker”, Andréa Sardas Guerra, bióloga e pós graduada no Manejo de Animais Silvestres, explica que a quantidade de passeios e a duração desses varia de acordo com a rotina e os cuidados de cada proprietário. Para o cão que vive em apartamento e é acostumado a fazer suas necessidades fora de casa, é essencial que a quantidade de passeios varie de 3 a 4 vezes ao dia. E a duração seja entre 20 minutos e 1 hora.
Já para o cão que passeia pela prática de atividade física, um passeio diário já é suficiente. A quantidade na semana depende de fatores como disponibilidade do dono e a raça do cachorro.
A especialista complementa com outras informações:
- Caso o cachorro faça suas necessidades em casa, no tapete higiênico ou no jornal, os passeios são importantes para aliviar o estresse e praticar exercícios;
- Se ele só faz as necessidades na rua, o maior número de vezes que for passear, é o melhor. Caso contrário, corre o risco do cão desenvolver uma infecção urinária por segurar o xixi por muito tempo;
- Cães filhotes e idosos tendem a ir mais vezes para fora fazer as necessidades, então é bom prestar atenção e não deixar que se passe mais de 8 horas entre um passeio e outro, sendo o tempo ideal de 5 horas. Para um filhote, o tempo diminui entre 3 e 4 horas, pois o tamanho da bexiga é inferior ao de um adulto.
Passear com seu cão de estimação requer muito cuidado e observação no comportamento do animal.
Acacabou é o item indispensável no passeio
Nada como manter o ambiente de passeio limpo e seguro para outros moradores poderem usufruir do espaço como você fez. Com Acacabou em condomínios e espaços públicos, os donos de cães podem retirar sacos plásticos e recolherem as fezes do amigo fiel contribuindo para a qualidade dos passeios.
Com informações: Bolsa de Mulher, Acacabou.