Marketing Olfativo – o que você precisa saber para começar

marketing olfativo

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Você certamente já ouviu falar em marketing olfativo, mas sabe o que é? Trata-se de uma estratégia para despertar sensações e emoções positivas por meio da aromatização de ambientes, influenciando nas decisões de compra do cliente. 

Odorizador Aerosol Temporizado

A aromatização de ambientes é muito mais do que um “cheirinho gostoso”: é parte do marketing olfativo, integrante do marketing sensorial, que envolve também os outros sentidos, como a audição, por exemplo, que podemos acionar com uma música ambiente.

Dados comprovam eficácia dos aromatizadores

Segundo pesquisa realizada pela Focus in Future, ambientes perfumados podem aumentar em até 80% a intenção de compra do consumidor

O estudo também apurou que esses mesmos ambientes aromatizados podem aumentar em até 40% o tempo de permanência na loja, elevando em 18% a probabilidade de compra.

Embora milhares de empreendedores já utilizem aromatizadores de ambientes em suas empresas, ainda há uma certa resistência no uso de aromas como técnica de vendas no Brasil. 

Acredita-se que parte dessa resistência é explicada pela falta de um conhecimento mais profundo sobre o assunto. 

Por isso, estamos abordando esse tema aqui, para que você se atualize e possa usufruir de todos os benefícios que a aromatização pode oferecer ao seu empreendimento.

História do marketing olfativo

O marketing olfativo começou a se fortalecer por volta dos anos 2000. No entanto, desde a década de 70 que o olfato faz parte de campanhas de publicidade, sendo os Estados Unidos os primeiros a utilizarem essa estratégia. 

Na época, os cassinos recebiam aromas para prender os jogadores e apostadores nas casas, sendo que isso acontecia principalmente em Las Vegas.

Por volta dos anos 1990, o Brasil identificou o potencial desses recursos olfativos e começou a aplicá-los nos supermercados. A intenção era aumentar o volume de clientes nas áreas e corredores que tinham pouca saída de produtos.

Muito além das lojas de cosméticos

Se você acha que o marketing olfativo só funciona em lojas de cosméticos, está muito enganado. Qualquer tipo de negócio varejista pode aplicar o cheiro como uma estratégia de encantar, captar e vender

Isso inclui roupas, sapatos, acessórios e diversos outros. Prova disso são algumas marcas famosas que utilizam desta estratégia, como Melissa, Starbucks e MMartan.

O importante é entender que seu comércio, independentemente do segmento, pode ter equipamentos simples que permitem uma aromatização de qualidade e que vai atingir seu objetivo com a clientela.

Como fazer?

Primeiramente você precisa ter um aromatizador eficiente. Existem opções de odorizador digital do tipo aerossol que permite programar o horário e os dias de funcionamento, além da intensidade da fragrância que pode ser regulada mais precisamente com o intervalo entre jatos, conforme a necessidade.

Este é um tipo de equipamento muito fácil de manusear.

Existem também os aromatizadores manuais, que são mais eficientes, possuem uma perfumaria muito mais fina, natural e não alérgena, porém exigem uma disciplina de aplicação, pois devem ser aplicados nas paredes do local de 2 a 3 vezes ao dia. 

aromatizadores manuais

No entanto sua fixação é extrema por se odorizar algo físico e não apenas jogar um spray no ar, que com poucos minutos se decanta e some. 

A Wesco proporciona mais conforto aos ambientes e melhora a experiência dos clientes. Com uma variedade de produtos como dispensers automáticos, bloqueadores de odores, produtos para higiene bucal e multiúso.

Confira esses e outros produtos no site da Wesco.

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