Conheça um modelo de cidade do futuro
Muito provavelmente você já se deparou com o termo cidade verde ou cidade inteligente enquanto você se atualizava com os noticiários, ou navegava pela web. Mas por acaso você sabe dizer exatamente para que essas cidades verdes servem?
A resposta é simples: as cidades verdes estão aí para melhorar a nossa expectativa e qualidade de vida; não para o presente imediato, mas para o futuro – tanto o da população como o futuro do nosso planeta.
Qual é a definição de cidade verde?
O conceito mais simples diz que as cidades verdes são “espaços urbanos resilientes, autossustentáveis e sustentáveis que buscam melhoria na qualidade de vida da população” (eCycle, 2016).
Contudo, se você for analisar o que esse conceito, perceberá que o seu leque é muito amplo e com (quase) infinitas possibilidades.
Uma cidade verde é aquela que visa a utilização de projetos inteligentes – que podem ou não utilizar a tecnologia – que respeitem o meio ambiente, além de fomentar uma situação econômica viável e socialmente justa para o local.
Ou seja, esses projetos investem na melhoria da qualidade de vida daqueles que habitam o local e investem na eficácia dos serviços disponibilizados para a população na melhor forma sustentável possível para a situação.
Para isso, um projeto de cidade verde tenta seguir ao máximo os pilares da sustentabilidade, onde o social e o econômico precisam ser mantidos a fim de manter as próximas gerações sem prejuízos.
O que uma cidade verde tenta solucionar?
Outra questão que as cidades verdes tentam resolver é o impacto ambiental: por causa do crescimento desenfreado das cidades e dos usos de diversas atividades urbanas, o impacto no meio ambiente é cada vez mais catastrófico.
Enchentes, poluição, desmatamento, desigualdades sociais, desemprego, sem falar os impactos causados à fauna e flora de cada localidade – que também trazem danos para o ser humano.
Pensando nesse impacto e nessa degradação, que um projeto de cidade verde procura solucionar ou minimizar essas questões.
Para isso, são formadas áreas de desenvolvimento inteligente e sustentável, incluindo formas de se utilizar a água, os meios de transportes, energia, terra, sistemas de gerenciamento de resíduos, entre outros.
Tudo isso em conjunto com a educação com as políticas públicas da sociedade.
O que uma cidade verde precisa ter?
Além de estar alinhado com os princípios dos pilares da sustentabilidade, um projeto de cidade verde precisa visar a utilização mais racional dos recursos naturais, a utilização de energias renováveis e limpas, redução dos agentes poluentes e dos resíduos, além de focar na proteção ambiental.
Para tanto, é necessário que o projeto tenha investimentos constantes, tanto privado e público, afim de proporcionar cada vez mais iniciativas sustentáveis, além de proporcionar uma distribuição de renda melhor.
Ser uma cidade mais justa em questões sociais também ajuda muito a eficácia da cidade verde: tendo um acesso igualitário e justo à saúde, educação e a oportunidades de emprego.
Para que tudo isso possa acontecer, é necessário repensar e realizar projetos urbanísticos e o sistema de coleta de lixo, além de remodelar a cidade a fim da mesma compreender e incentivar diversos meios de transporte, como ciclovias, além de incentivar com que a população caminhe mais.
Realizar investimentos em eco-design e arquitetura são imprescindíveis para que as novas construções fiquem de acordo com o conceito da cidade verde.
E a cidade verde não pode ficar sem aquilo que a caracteriza: verde. A vegetação da cidade é algo fundamental para o fornecimento de água, energia e para a melhoria da saúde pública, além de fornecer a recuperação necessária para superar as mudanças climáticas do planeta.
Porém, para que uma cidade verde dê certo, é necessário acima de tudo, uma mudança de comportamento. Algo que as novas gerações estão tendo cada vez mais.
A Wesco também oferece sustentabilidade
E a Wesco é uma das mais competentes em oferecer soluções práticas para escolas, condomínios e empresas que seguem um compromisso com o meio ambiente e a necessária sustentabilidade. Veja mais informações no nosso site: www.wesco.com.br.
Com informações de: eClyce