Agora que a época de frio está chegando em todo o país, aumenta as preocupações com as doenças transmitidas por vírus muito comuns nessa época de frio: a gripe e suas variantes.
Nesse ano a preocupação é ainda maior, pois como podemos acompanhar em telejornais, a gripe chegou mais cedo em diversos estados, causando mortes e fazendo com que a campanha de vacinação seja antecipada em muitos estados.
Conheça a gripe e seus sintomas
A gripe é causada pelos vírus influenza e/ou parainfluenza, e é uma infecção respiratória intensa, com sintomas sentidos em todo o organismo. A incubação do vírus é rápida, levando cerca de 2 dias para os sintomas começarem rapidamente, com mal-estar, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, desconforto respiratório (como nariz entupido, coriza e espirros), calafrios e febre alta (acima dos 38,5ºC), além da fadiga mental e muscular.
A recuperação da gripe varia de pessoa para pessoa, mas geralmente leva alguns dias (cerca de 7 dias). O tratamento para a gripe consiste em muito repouso, com o uso de medicamentos que aliviam os sintomas que mais incomodam.
O tratamento e a prevenção da gripe devem ser levados à sérios, pois a gripe pode evoluir para doenças ainda mais fatais, como a pneumonia.
Tipos de gripe
O vírus que mais atinge os brasileiros vem do vírus Influenza, que possui três tipos, Influenza A, Influenza B, e Influenza C. Esse último tipo de vírus pode até infectar humanos, mas é muito mais comum agir em animais como cães, gatos e porcos.
O tipo de vírus influenza que mais atinge os brasileiros é a influenza A, e possui subtipos que complicam ainda mais a nossa capacidade de nos protegermos desse vírus, pois o mesmo sofre constantes mutações para ficar mais forte.
Dentro da influenza A, estão as gripes que mais matam, como a gripe H1N1 (também conhecida como gripe suína), e a H5N1, conhecida mundialmente como gripe aviária.
Transmissão e prevenção da gripe
A transmissão da gripe acontece através do ar, de pessoas para pessoa, através de gotículas da tosse, de espirros ou através de contato de superfícies contaminadas. Até o momento, acredita-se que a H1N1 seja transmitida da mesma forma que a gripe comum.
Para a prevenção da gripe existem vacinas que devem ser tomadas todos os anos, pois assim como o vírus, a vacina é constantemente atualizada para ficar mais forte. Além da vacinação, lavar as mãos com frequência, evitar lugares fechados e uma alimentação rica em vitaminas ajudam a manter o vírus longe.
A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes
A prevenção de doenças também faz parte das preocupações de uma empresa. A Wesco possui uma gama de produtos para a sua empresa que ajudam a prevenir doenças, como as transmitidas por vírus.
A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.
Com informações de: UOL,Otorrino Brasilia.