Quais as profissões menos saudáveis?

Compartilhe:

Conheça as profissões menos saudáveis e quais as principais doenças causadas pelo trabalho

Por acaso você já precisou se ausentar do seu trabalho por causa de alguma doença? Já parou para pensar que foi o seu trabalho que causou a sua doença? Em março deste ano, a Associação Americana do Coração (com a sigla AHA, sem inglês) divulgou uma pesquisa que listava as profissões menos saudáveis e suas possíveis causas de doenças.

A pesquisa utilizou fatos que muitos já sabem: ficar sentado por muito tempo faz mal à saúde e pode ser estressante, e ter uma jornada de trabalho longa demais faz com que o indivíduo não tenha tempo para curtir o resto do seu dia. Além disso, a pesquisa levou em conta dados sobre a pressão arterial, índice de massa corporal, colesterol, açúcar no sangue, e sobre os hábitos saudáveis e os hábitos não saudáveis de pouco mais de cinco mil trabalhadores americanos.

As profissões menos saudáveis:

De acordo com os resultados da pesquisa da AHA, as profissões menos saudáveis nos EUA são:

  • Transporte: Além de passarem muito tempo sentados, nem sempre respiram um ar de qualidade, e muitos dos entrevistados são fumantes.
  • Cargos administrativos: Por se tratar de profissões exercidas quase que exclusivamente em escritórios, a pesquisa revelou que muitos sequer se levantam para ir almoçar, comendo ali mesmo. Isso significa hábitos alimentares pouco saudável, e maior propensão a doenças vinculadas ao sedentarismo.
  • Indústria alimentícia: A pesquisa revelou que embora se trabalhe produzindo alimentos ou servindo esses alimentos, os indivíduos que atuam nessa área são os que possuem a pior dieta.
  • Serviços de segurança: Cerca de 90% dos entrevistados que atuam nessa área estão propensos a ganhar sobrepeso ou chegar aos níveis de obesidade, além de estarem propensos a desenvolver doenças vinculadas a esse sobrepeso.
  • Cargos de gerencias e profissionais liberais: Dentre as profissões listadas pela pesquisa, os profissionais que atuam nessas duas áreas são os mais saudáveis. Porém, a pesquisa mostrou que mais da metade dos entrevistados possuem maus hábitos alimentares.

Por mais que essa pesquisa tenha sido feita com americanos, o resultado pode ser percebido em todos os países, e aqui no Brasil não é diferente. Portanto, que tal cuidar melhor da sua saúde?

Os trabalhos mais saudáveis:

De acordo com a pesquisa, os profissionais que trabalham com atividades físicas, como instrutores de academias, coreógrafos e personal trainers são os profissionais mais saudáveis, depois vem os engenheiros de computação, os floristas, paisagistas e jardineiros, vendedores de seguros, e os profissionais da área da saúde.

As doenças mais comuns:

Deixando de lado a pesquisa do AHA por um momento, é muito comum que todos esses problemas de saúde só apareçam depois de dez anos na profissão. Chamadas de doenças ocupacionais, quando aparecem pode ser tarde demais para o indivíduo voltar a sua normalidade no ambiente de trabalho. Por isso o ideal é se cuidar desde o início. Algumas das doenças ocupacionais mais comuns são:

  • LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
  • Surdez temporária, podendo ser definitiva;
  • Câncer de pele;
  • Doenças psicossociais;
  • Doenças respiratórias;
  • Obesidade;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Dores nos ombros e pescoço;
  • Dor crônica nas costas;
  • Gastrite crônica;
  • Úlcera.

 

A Wesco é uma empresa que oferece para seus clientes formas de ampliar o lazer e bem-estar no meio corporativo, empresas familiares, lares, escolas, hospitais, entre outros locais. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: BBC; Revista Proteção; Convenia.

Posts Relacionados

passeios com cães
Meu Melhor Amigo o Cão

A importância de passeios com cães

Os passeios com cães são bons não apenas para a saúde de seu fiel amigo, mas também para sua relação com ele. Veja: Mais do

organização
Amo o Meu Restaurante

Restaurantes: organização é importante

Dicas úteis que podem fazer seu negócio ainda melhor Ter um restaurante requer muita paciência, dedicação e organização. Gerenciar um local onde recebe pessoas e