Uso consciente da água em condomínios

condomínios

Compartilhe:

A água, um bem tão precioso está cada vez mais escasso. Mas os condomínios acabam utilizando um bom volume devido à quantidade de moradores. Por isso, síndicos, funcionários e moradores de condomínio devem fazer a sua parte, usando a água com consciência.

Sabemos que há bastante espaço para melhorias nos condomínios: individualização de hidrômetros, reuso da água da chuva e campanhas de conscientização para moradores e funcionários impactam positivamente no perfil do uso da água. Com essas medidas, além da economia da água, há também uma diminuição da conta, o que é um ganho positivo para todos.

Vamos às dicas que sempre são boas de se lembrar:

  • Torneira pingando: conserte o mais rápido possível. Economia média de 46 litros/dia.
  • Não use o vaso sanitário como lixeira. Acionar a válvula de descarga gasta-se, em média, 20 litros de água.
  • O banho deve ser rápido. 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo e pode economizar muita água. Já 15 minutos, com chuveiro elétrico, gasta-se 140 litros de água. Um banho de ducha, por 15 minutos, consome 240 litros de água. Se fechar o registro ao se ensaboar e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, o consumo será de 80 litros de água.
  • Torneira fechada ao fazer a barba, há uma economia de até 11 litros de água. Economize mais de 11 litros de água escovando os dentes com a torneira fechada.
  • Você sabia que ao se utilizar 1 copo de água, são necessários pelo menos outros 2, de água potável, para lavá-lo? Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo. Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue. Ao lavar a louça, sem desperdício, o consumo pode chegar a 20 litros de água.
  • Use máquinas de lavar roupas e louças com a capacidade máxima. Acionando os equipamentos a metade das vezes, economizará em média 50 litros/dia.
    Reaproveitamento da água da chuva.
  • Alguns condomínios optam por construir reservatórios para armazenar a água das chuvas ou reaproveitar. Essa água seria usada para a limpeza de áreas comuns e também para regar os jardins.
  • Outros condomínios se utilizam do reservatório para escoar a água da chuva já existente, para bombear a água acumulada para fora do subsolo, e assim reaproveitá-la para limpeza de áreas comuns.
  • O síndico deve avaliar se o investimento, relativamente alto, vale a pena diante do volume de água que é tradicionalmente utilizado para esses fins.

*Com informações:
SíndicoNet

Posts Relacionados

Dicas Corporativas

Coisas que um CEO não deve dizer

Aqui no blog da Wesco, já falamos um pouco sobre frases que um bom líder não deveria dizer. Hoje, vamos dar continuidade ao assunto, mas