Cuide de sua saúde bucal para cuidar de sua saúde geral | Wesco

Cuide de sua saúde bucal para cuidar de sua saúde geral

Realize um autoexame e previna doenças mais graves

Cuidar da nossa saúde bucal é tão importante quanto cuidar da nossa saúde geral. Até porque, uma está ligada à outra.

Por causa dessa ligação, é possível fazer um rápido autoexame em nossa boca, a fim de procurar por sinais que possam indicar a presença de alguma doença.

Como a nossa boca fica muito vulnerável a ações de bactérias e outros microrganismos, corremos o risco de desenvolver doenças bucais, que se não detectadas e tratadas, podem evoluir para uma doença mais grave, afetando toda a nossa saúde.

Confira no post de hoje alguns sinais comuns que servem como alerta para você cuidar melhor de sua saúde bucal e geral.

Saburra

Facilmente reconhecida, a saburra também é conhecida como biofilme lingual e se localiza na língua. É uma fina camada, geralmente esbranquiçada, mas pode ser amarelada ou em tom de marrom, é composta por células descamadas, restos de alimentos e por bactérias.

Acontece quando há pouca produção de saliva, ou quando há uma descamação anormal de pele da mucosa bucal. É mais comum entre os diabéticos e entre pessoas que sofrem com sinusite e rinite. Além desse grupo de pessoas, a saburra também pode acontecer em situações de stress, com o uso de alguns medicamentos, alterações respiratórias (ronco, apneia, respiração bucal), entre outros fatores.

Se não cuidada, a saburra pode aumentar as chances do aparecimento de gastrite, pneumonia, de endocardite bacteriana, parada cardíaca, de AVC, entre outras doenças ainda mais graves.

Para prevenir, basta escovar os dentes corretamente e limpar a língua com as cerdas ou raspadores de língua.

Bolhas na região da boca

Algumas pessoas sofrem com bolhas e feridas na região da boca. Isso pode acontecer em qualquer faixa etária, e geralmente está ligada a doenças inflamatórias do intestino, reações alérgicas à alimentos, remédios e produtos químicos, está ligado a dermatites de contato, ao stress e a baixa imunidade.

Algumas feridas podem acontecer devido a acidentes (mordidas, queimaduras, etc), a ingestão e alimentos ácidos, uso de aparelhos e ao mascar chiclete ou tabaco.  Porém, algumas outras feridas podem significar o aparecimento de herpes, significando que sua imunidade está baixa.

Aftas

Feridas comuns em nossas bocas, as aftas podem ser bem dolorosas quando aparecem. Geralmente conseguem se curar em duas semanas e não costumam deixar cicatrizes.

Mas se ela demorar mais do que isso para sarar e continuar aumentando de tamanho, isso pode significar que sua imunidade está baixa, e isso pode aumentar o risco de outras doenças.

Se você notar mais de uma afta ou então o aparecimento de aftas com frequência, além da baixa imunidade, pode ser um sinal de que algo não está bem com a sua saúde geral e é melhor investigar com seu médico.

Mau hálito

Uma das principais causadoras do mau hálito é a saburra, porém o mau hálito também aparece quando não há uma boa higiene bucal. Se não é o caso, o mau hálito pode ser oriundo de doenças bucais, como a gengivite.

Algumas outras doenças do nosso corpo também podem causar mau hálito, como gastrite, o refluxo gastresofágico, a sinusite e rinite, e a amidalite e laringite. Algumas doenças mais graves também podem causar o mau hálito, dentre elas, a diabetes, o câncer de estômago e a insuficiência cardíaca.

Visite seu dentista periodicamente e eduque-se!

Por isso que a visita periódica com seu dentista é tão importante. Somente ele pode avaliar o estado de sua saúde bucal, e somente ele pode te ajudar a prevenir doenças. Escove os dentes diariamente e utilize sempre o fio dental.

E para continuar incentivando a boa saúde bucal entre funcionários de uma empresa, de seus clientes, e de seus pacientes, a Wesco possui diversas opções de dispensers voltados para a saúde bucal, como dispenser para fio-dental e para enxaguante bucal. Conheça a nossa linha de dispensers clicando aqui

Com informações de: Minha Vida.