Use a luz natural para economizar no fim do mês | Wesco

Use a luz natural para economizar no fim do mês

Confira dicas para você aproveitar ao máximo a luz natural extra no período do horário de verão

Estamos nos aproximando do fim de mais um horário de verão, que iniciou em 16 de outubro de 2016 que deve terminar no dia 19 de fevereiro de 2017. Durante o seu período, além de estimular a discussão “amo horário de verão, odeio horário de verão”, é estimado que se economize cerca de R$ 147 milhões de reais.

Porém, como esse período também costuma ser um dos mais quentes no país, fazendo com que muitos utilizem ainda mais os aparelhos de ar-condicionado e similares, essa economia é questionada por muitos.

Mas enquanto o governo ainda não volta atrás na decisão, cabe a todos nós descobrimos novas maneiras de como economizar luz da melhor forma possível sem derretermos no auge do verão.

A melhor e mais óbvia dica é: aproveite o máximo possível desta hora à mais, que permite mais luz natural no nosso dia. Confira algumas dicas de como fazer isso:

  • Se ainda está claro o suficiente, não acenda as luzes. Se você já estiver no horário em que a luz natural começa a diminuir, mas ainda consegue iluminação o suficiente para realizar suas tarefas, não acenda as luzes artificiais. O horário de pico de consumo de energia é entre às 18h e 21h, e em muitas regiões do país, ainda é possível utilizar iluminação natural até às 20h. Você não precisa ficar no escuro, mas dependendo do que você estiver fazendo, que tal evitar gastar luz à toa?
  • Não bloqueie a luz natural. Quanto mais luz natural, melhor. Com isso em mente, analise sua casa, veja se há móveis atrapalhando a entrada de luz natural e caso haja, considere re-planejar a disposição de seus móveis.
  • Planeje mais atividades ao ar livre. Um dos grandes benefícios do horário de verão, é que ganhamos um dia mais longo, dando a oportunidade de fazermos mais coisas ao ar livre, como, por exemplo, exercícios físicos ou passeios com os filhos. Embora nem sempre seja possível, se a sua profissão permite, ou se o modo de como você trabalha permitir, tente fazer suas tarefas diárias (ou parte delas) o mais próximo possível de uma fonte de luz natural, mesmo que isso te leve ao ar-livre.
  • Cores claras nas paredes = mais iluminação natural. Se a sua casa possui as paredes pintadas com cores claras, então a sua casa terá mais iluminação natural, pois as cores claras refletem melhor a luz do sol.
  • Troque suas lâmpadas por lâmpadas de LED. Quando não for mais possível aproveitar a luz natural e você se vê obrigado a acender suas luzes artificias, opte por utilizar lâmpadas de LED. São mais caras, é verdade, mas o custo-benefício ao longo prazo vale muito a pena. Iluminam mais, gastam menos energia e duram mais tempo sem queimar.
  • Tome banho frio. Essa dica pode não agradar a todos, porém o verão pede medidas de se refrescar, e um banho frio é uma ótima opção. Se mesmo assim você não encara um banho frio, lembre-se ao menos de mudar a opção do seu chuveiro elétrico para o modo “verão”, assim você gastará menos mesmo tomando banho quente.

A Wesco também oferece sustentabilidade

E a Wesco é uma das mais competentes em oferecer soluções práticas para escolas, condomínios e empresas que seguem um compromisso com o meio ambiente e a necessária sustentabilidade. Veja mais informações no site: wesco.com.br

Com informações de: Condomínios Verdes.

× Como posso te ajudar?