Sono: a chave para alcançar o bem-estar

Saiba como o sono afeta nossa vida

Todo mundo já fez isso e todo mundo conhece alguém que fique acordado até altas horas da madrugada fazendo alguma coisa ao invés de dormir. Porém, ter um sono equilibrado é importante não apenas para estarmos descansados, mas para estarmos com a saúde em dia.

O sono regular ajuda a prevenir doenças, a manter o bom humor (ou você conhece alguém que fique de bom humor no dia seguinte depois de poucas horas de sono?), ajuda nos exercícios físicos que fazemos, ajuda a manter o peso e a emagrecer, e deixa todos ainda mais bonitos (é verdade, já existem estudos comprovando que o “sono de beleza” é real).

Algumas reações do sono em nosso organismo: regulagem da pressão arterial; secreção correta de hormônios, ajudando a evitar a diabetes, a evitar cardiopatias e a obesidade; contribui para a fixação da nossa memória e ajuda a manter o intelecto com um bom funcionamento.

Quem não tem o hábito de dormir nas horas em que deveríamos estar dormindo, normalmente apresenta irritabilidade, tem o seu desempenho reduzido, apresenta problemas na concentração e na memória, e se sente constantemente cansado.

Casos mais pesados, como quem sofre de insônia, corre riscos ainda maiores, pois além dos malefícios listados acima, a constante falta de sono aumenta os riscos de acidentes domésticos, acidentes no trabalho e no trânsito, isso porque além da pessoa ter problemas com a concentração, ela estará menos alerta e menos ágil e ainda terá desatenção.

Existem diversas dicas e diversos tratamentos para ajudar a dormir melhor. Caberá a cada pessoa saber o que melhor funciona para ela. Confira abaixo, algumas dicas de como dormir melhor:

  • Saiba quantas horas de sono você precisa. Todo médico diz que um adulto necessita de 7 a 8 horas por dia, mas nem todos sentem-se bem com essa quantidade. Alguns precisam de mais, outros de menos.
  • Tente dormir sempre no mesmo horário, e tente acordar sempre no mesmo horário.
  • Uma hora antes de ir dormir, evite computadores e evite exercícios físicos, isso porque ambas atividades estimulam o cérebro a ficar acordado.
  • Duas horas antes de ir dormir, evite fazer uma refeição pesada e com excesso de carboidratos.
  • Evite produtos com cafeína, álcool e com nicotina após as 18h.
  • Mantenha o seu quarto livre de barulhos, bem escuro e numa temperatura agradável.
  • Se o que te impede de dormir cedo é assistir TV, faça um esforço e retire a TV de seu quarto.
  • Se o que te impede de dormir cedo é o celular, faça um esforço e deixe ele bem longe de você na hora de dormir, desligado.
  • Se você sofre de insônia, tente adicionar em sua dieta alimentos que ajudem a estimular o hormônio do sono: abacaxi, banana laranja, cereja, aveia, milho, arroz, gengibre, tomate, cevada.
  • Tente também alimentos que ajudem a relaxar: espinafre, grãos integrais, abacate, oleaginosas, feijão e lentilha, laticínios com pouca gordura, banana.

Mas lembre-se que o ideal é que se você sofre com insônia ou se quer melhorar o seu sono é que você procure o seu médico e converse com ele.

Com informações: Zero hora, Barra de Cereal.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?