Síndrome do olho seco: saiba o que é

Conheça os sintomas e as causas da síndrome do olho seco

Se você trabalha ou utiliza computadores, tablets e/ou celulares durante um grande período do seu dia, você provavelmente vai concordar comigo: chega um momento em que não dá mais para ficar na frente da tela, um momento que a luz brilhante da tela incomoda, em que às vezes enxergamos tudo embaçado ou que apenas sentimos um cansaço. Se identificou? Pois é, saiba que se você não se cuidar, você pode desenvolver uma doença chamada síndrome do olho seco.

O que é a síndrome do olho seco?

A síndrome do olho seco é uma doença crônica caracterizada pela umidade e lubrificação ineficazes do olho. Isso acontece quando há a diminuição da produção da lágrima ou quando há deficiências em alguns dos componentes da lágrima. Em outras palavras, a síndrome do olho seco é quando há pouca quantidade de lágrima e/ou quando há lágrima de má qualidade.

A síndrome do olho seco pode ser dívida em dois grupos: pode ser por deficiência aquosa do filme lacrimal, ou pode ser pela evaporação excessiva da lágrima, associada às disfunções de glândulas.

Calcula-se que só no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas sofrem com a síndrome do olho seco, e que a doença é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos.

Sintomas da síndrome do olho seco

Os sintomas da síndrome do olho seco podem variar de pessoa para pessoa, podendo ser algo leve como desconforto ocular, ou algo mais grave como perfuração na córnea. Dentre os principais sintomas estão:

  • Ardor;
  • Queimação;
  • Irritação;
  • Olhos vermelhos;
  • Visão borrada, que quando piscamos melhora;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Desconforto ocular após tarefas como assistir TV, ler e utilizar o computador.

Além desses sintomas, a síndrome do olho seco também pode causar a sensação de corpo estranho na região ocular, sensação de queimação, fotofobia (intolerância à luz) e visão embaçada. Todos esses sintomas tendem a piorarem com a chegada do fim do dia, em ambientes com uma baixa umidade no ar e após o uso excessivo da visão para perto.

O que pode causar a síndrome do olho seco?

A síndrome do olho seco está relacionada à determinadas condições do meio ambiente, à acidentes traumáticos, à alguns medicamentos, à faixa etária, ao uso de lentes de contato, à menopausa e a doenças relacionadas ao sistema imunológico. Se a síndrome do olho seco não for diagnosticada corretamente, ou se negligenciada, pode evoluir para casos mais sérios como úlceras na região ocular, perfuração ocular e, em alguns casos pode causar cegueira definitiva.

  • Meio ambiente: clima seco, fumaças, poluição, ambientes fechados, calefação/ar condicionado, telas de TV, computadores, tablets e celulares, tudo isso ajuda na evaporação da lágrima e podem causar a síndrome.
  • Acidentes traumáticos: queimaduras químicas e exposição a agentes químicos, estão associados às causas da síndrome.
  • Medicamentos: descongestionantes, anti-histamínicos, tranquilizantes, antidepressivos, pílulas para dormir, dentre uma série de outros medicamentos podem aumentar a probabilidade da síndrome do olho seco aparecer.
  • Faixa etária: com o passar dos anos, é normal que a produção de lágrima diminua, podendo causar a síndrome.
  • Lentes de contato: por estar em contato com a córnea, diminui a oxigenação da mesma, podendo causar irritação e sensação de olho seco.
  • Doenças relacionados ao sistema imunológico: Doenças como Síndrome de Sjögren, síndrome de Stevens-Johnson, a Penfigóide cicatricial ocular, a Sarcoidose e a doença de Parkison estão associadas à síndrome do olho seco.

Lembre-se de consultar com um profissional da área da saúde, apenas ele poderá te diagnosticar corretamente e somente ele poderá sugerir o melhor tratamento para você.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

 

Seja qual for o estilo de seu restaurante, a Wesco possui uma gama de produtos para a sua empresa que ajudam a garantir o bem estar de seus clientes e funcionários. A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: APOS – Associação dos Portadores de Olho Seco; Albert Einstein.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?