Saiba o que é e como evitar o sedentarismo

Veja as principais doenças causadas pelo sedentarismo e o que fazer para evitar a condição

Ocasionalmente nós mencionamos aqui no blog sobre como o sedentarismo pode ser uma das causas de alguma doença. Ou então, damos dicas e mostramos iniciativas que fazem com que o sedentarismo deixe de ser um problema. Mas você sabe o que é o sedentarismo, o que causa ele e os danos que esta condição acarreta?

O que é o sedentarismo?

O sedentarismo é o termo utilizado para nomear uma pessoa, seja qual for a idade dela, que não pratica nenhum tipo de atividade física. Além da ausência de atividades físicas, possui um baixo gasto calórico também classifica a pessoa como sedentária.

Pode-se dizer que o sedentarismo aumentou muito quando entramos na era moderna, com o advento de tecnologias que facilitam muito a nossa vida atualmente (como por exemplo, os elevadores, escadas rolantes, e carros), e tem aumentado numa velocidade ainda maior nas últimas décadas, onde brincadeiras antigas foram deixadas de lado por causa das brincadeiras tecnológicas (como por exemplo, videogames, tablets e computadores).

Como uma pessoa se torna sedentária?

Geralmente, uma pessoa sedentária não realiza nem atividades físicas simples, como caminhar três quadras de onde estacionou, ou limpar a casa. Além disso, geralmente uma pessoa sedentária possui uma dieta pobre em vitaminas e nutrientes, dando preferência à alimentos gordurosos e pouco nutritivos.

O que o sedentarismo causa em uma pessoa?

Quem é sedentário e que não está acostumado nem a caminhar uma quadra, provavelmente já vai se sentir cansado quando tiver que fazer essa simples tarefa.

Além disso, o sedentarismo é uma porta de entrada para diversas doenças, dentre elas: doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, obesidade mórbida, alto colesterol, pressão alta, infarto do coração, e dependendo do caso, pode causar morte súbita.

Como deixar e como evitar de ser sedentário?

As desculpas são inúmeras. “Está ventando demais.”; “Amanhã eu preciso acordar mais cedo.”; “Amanhã eu juro que faço.” Reconheceu alguma?

De fato, deixar de ser sedentário, e até mesmo evitar a condição, não é fácil. Haverá desculpas plausíveis e sempre haverá um amanhã para se começar. E embora ter essa vontade de mudar seja indispensável para mudar de estilo de vida, ter persistência no início é indispensável.

Comece marcando uma consulta com o seu médico clínico geral de confiança. Converse com ele, explique que você quer mudar de estilo de vida. Peça um check-up completo a fim de ver se sua saúde está ok antes de dar início aos seus exercícios físicos.

Conforme for o resultado, peça sugestões ao seu médico e inicie exercícios físicos logo no dia seguinte, assim você não perde o pique. Comece pelo simples. Caminhe por 30 minutos, de leve, três vezes por semana. Ou vá à uma academia e converse com o instrutor a fim de montar uma série de exercícios físicos ideal para você e para seu início.

Dependendo dos resultados de seus exames e do que o seu médico te sugerir, talvez você veja a necessidade de mudar sua dieta também. Se for o caso, não deixe os exercícios físicos de lado enquanto você vai atrás de um nutricionista e nem enquanto você espera por sua dieta.

Lembre-se de sempre consultar um médico antes de fazer qualquer mudança radical na sua dieta ou estilo de vida.

Reforce na prevenção

Reforce também na prevenção! A Wesco possui uma ampla gama de produtos que visam garantir o bem-estar de seus funcionários e de seus clientes. De dispensers para álcool gel à aromatizadores de ambiente, a Wesco possui um produto ideal para você e sua empresa, garantindo assim que todos possam desfrutar suas vidas com mais saúde e facilidades. Conheça nossa linha de produtos aqui.

Com informações de: eCycle

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?