Sobrecarregado? Com excesso de trabalho? Isto tem cura?

Sobrecarregado? Com excesso de trabalho? Isto tem cura?

Compartilhe:

Você tem se sentido assim? Angustiado, sobrecarregado, com excesso de trabalho, infeliz? Isto tem cura? Pode ser controlado? Vejamos algumas sugestões de como fazer isto.

Reconheça e supere a tirania do momento

As pessoas que focam demasiadamente no presente geralmente não fazem planos e estabelecem metas para o futuro. Mude a sua visão das coisas e pergunte a si mesmo: isto é realmente necessário?

Desafie as premissas sobre os seus hábitos atuais. Eu preciso ir a esta reunião? Eu preciso escrever esse relatório? Eu tenho que responder esse e-mail? Em muitos casos, você não precisa fazer o que sempre fez e, portanto, se fizer, virou escravo do hábito. Elimine o máximo possível dessas tarefas que não irão render nada e concentre-se no que é realmente importante. Assim, você terá mais tempo para planejar melhor as suas atividades, ser mais eficiente e para descobrir novos horizontes.

Faça em primeiro lugar o que for mais importante

Determine o que mais importa e estabeleça prioridades. Essas prioridades devem ser planejadas em relação ao dia de hoje, em relação a esta semana, a este mês, e assim por diante. Os itens mais importantes são aqueles que criam mais valor para você, tanto no âmbito profissional, como no familiar.

Dê uma oportunidade para o seu inconsciente funcionar

Em outras palavras, estudos já mostraram que as melhores decisões são tomadas quando a sua mente não está focada na decisão. Esta situação pode ser provocada assim: faça uma revisão consciente dos dados e das datas e, então, foque em outra coisa, por exemplo, saia para dar um passeio a pé, ou faça um exercício físico e deixe a sua mente ficar no piloto automático; você se surpreenderá com as soluções encontradas quando a sua mente não está tentando ser criativa.

Estabeleça limites

Sobrecarregado? Com excesso de trabalho? Isto tem cura?Esses limites são, por exemplo, que você irá trabalhar das 8 horas da manhã até as 6 horas da tarde. Depois das 6 horas da tarde, você interromperá o trabalho e começará outra atividade, não atenderá o telefone, exceto as chamadas de natureza puramente social, e vá ao cinema, saia com a família para jantar fora, veja um filme na TV, leia um livro, etc. Informe esses limites às outras pessoas com quem você convive e/ou trabalha. Importante: se você não respeitar os próprios limites, os outros também não respeitarão.

Cuide do seu corpo

Tome ciência do que você come e bebe e consuma alimentos que contribuam para a sua saúde física e mental. Aprenda a ouvir o seu corpo. Faça exercícios físicos regulares, adequados à sua idade e à sua capacidade física.

Desenvolva relacionamentos ricos

É extremamente importante cultivar três tipos de relacionamentos. O primeiro tipo é com pessoas mais velhas e mais sábias que você; o segundo tipo é o relacionamento com pessoas da mesma idade, com quem você se dá bem; o terceiro tipo é com um mentor que seja mais jovem e que o ajudará a ter novas perspectivas. Esses três tipos de relacionamentos o ajudarão a ter uma vida mais feliz e saudável.

Seja agradecido

Em primeiro lugar porque você nasceu e está vivo. Também porque há tantas coisas incontroláveis que nos cercam, que o simples fato de você estar vivo e saudável significa que você é um sortudo. Você não estava naquele voo que caiu, você não foi vítima daquela bala perdida, o seu carro não foi abalroado por aquele ônibus, cujo motorista estava alcoolizado e perdeu o controle do veículo, você não teve diagnosticada uma doença grave e incurável, você não foi raptado pelo EI, nem assaltado naquele arrastão, etc. Uma atitude de gratidão o faz se sentir bem e isto o ajuda a resolver problemas e a superar desafios.

Você gostou deste post? Você já se sentiu sobrecarregado e infeliz? Se a sua resposta for sim, o que você faz nestas horas? Como você lida com isso? Se você tiver alguma sugestão interessante e quiser compartilha-la conosco, poderemos eventualmente cita-lo num próximo artigo. Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Com informações:
BBC Capital

Veja mais:

Whatsapp