Previna-se das principais doenças de inverno

O inverno está chegando e, junto com o clima mais frio, as típicas doenças de inverno voltam a nos preocupar. Eles podem começar de forma discreta, pode ser um singelo espirro, uma coriza recorrente, uma coceira chata na garganta, e quando menos esperamos, estamos de cama.

As principais doenças dessa estação são as doenças respiratórias, que aumentam cerca de 40% em sua incidência. É muito, e ainda por cima, é muito chato ficar de cama por causa delas, não é mesmo?

Mas tem prevenção, e são bem simples, confira!

Fatores causadores das doenças de inverno

O principal fator para que as doenças de inverno apareçam é o frio. Isso mesmo, o próprio frio. E embora o frio só aparece com força no inverno (para uma boa parte do Brasil), é no outono que as doenças respiratórias começam a incomodar.

Isso acontece porque, para algumas pessoas, o frio irrita ainda mais as vias respiratórias, e como consequência, há uma série de desconfortos.

Durante o inverno, há também uma redução de umidade relativa no ar em uma boa parte do nosso país. Porém, umidade demais também pode irritar nossas vias respiratórias, pois provavelmente irão ter outros fatores influenciando essa irritação.

Outro causador das doenças de inverno é o fenômeno chamado de inversão térmica, que é quando há mais agentes poluentes acumulados no ar. Esse fenômeno é muito comum durante os meses do outono e do inverno em nosso país.

Há ainda: aumento de concentração de pessoas no mesmo local, com tudo fechado e sem ventilação; e, o uso de casacos e cobertores que ficaram guardados por um longo período de tempo no armário.

As principais doenças de inverno são:

Na maioria dos casos, o principal sintoma desencadeado é uma crise alérgica. Essa crise alérgica pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente acontece devido à reação de hipersensibilidade do organismo. E as principais doenças de inverno que começam assim são as doenças respiratórias:

  • Asma: Com sintomas como, inflamação e obstrução reversível das vias aéreas, causa tosse, dor ou aperto no peito, falta de ar, e chiado no peito.
  • Rinite: As crises de rinite podem acontecer diversas vezes ao longo do inverno, é caracterizada pela inflamação do nariz e das estruturas adjacentes, é uma reação alérgica. Causa muitos espirros, coriza, congestão e coceira nasal.
  • Sinusite: É uma doença mais série que a rinite, pode ser aguda ou crônica, podendo causar uma série de dores e desconfortos. A sinusite é a inflamação dos seios das faces, e apresenta diversos fatores infecciosos causadores.
  • Bronquite: É uma inflamação dos brônquios, e pode ser causada por alergia, por bactérias ou por agentes alergênicos.
  • Gripe: Causada por vírus, tem a capacidade de derrubar qualquer um, e se maltratada pode evoluir para a pneumonia. Os principais sintomas são dores no corpo, febre, fraqueza, cefaleia e desconfortos respiratórios, como tosse e dor de garganta.
  • Resfriado: Nome dado para o conjunto de doenças causadas por diferentes vírus. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas costumam ser bem similares aos da gripe.

Com as doenças respiratórias, é comum que o primeiro sintoma seja localizado na garganta, como uma coceira. Após desenvolvida, os sintomas nasais e seus desconfortos já aparecem logo no segundo dia.

Como se prevenir das doenças de inverno

Se elas, em sua imensa maioria, são oriundas de reações alérgicas, então basta tomar cuidado com alguns hábitos. Veja:

  • Manter a casa arejada e com boa incidência de sol;
  • Evitar estofados recobertos com outros tecidos;
  • Evitar animais de estimações que piorem a condição da pessoa (existem raças antialérgicas);
  • Evitar odores fortes como o do fumo, de tintas, solventes, produtos de limpeza, etc;
  • Remover cortinas, tapetes, e tudo que posso acumular poeira dos ambientes que a pessoa mais passa seu tempo;
  • Passar um pano úmido no chão, moveis e objetos com frequência superior à uma vez por semana.

Se você suspeita de algum sintoma, consulte um médico de sua confiança e não faça automedicação, somente um profissional da área da saúde pode te receitar o melhor remédio para seu caso.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

A Wesco possui uma gama de produtos de qualidade para a sua empresa. Produtos que podem ajudar a combater os vírus e alguns reagentes alérgicos no ambiente de trabalho. Tudo para garantir o bem-estar de seus funcionários, e de seus clientes.

São diversos modelos de dispensers, incluindo dispenser para álcool em gel e sabonetes líquidos, para papel toalha e odorizadores. Conheça nossos produtos e traga qualidade, bem-estar e qualidade de vida para os seus funcionários e clientes!

Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Minha Vida.

 

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?