Odorizadores: Um ambiente perfumado e relaxante

Um dos cinco sentidos humanos, o olfato, agradece

Talvez seja um dos sentidos mais subestimado do corpo humano. O olfato, sentido responsável pelos cheiros, aromas e odores que o ser humano (e muitos animais) sentem, é, sem sombra de dúvidas, fundamental para o entendimento e compreensão da experiência de vida no planeta Terra. O ato de cheirar e a sensação de sentir um cheiro são noções ricas que muitos não se dão conta de como são importantes para a sobrevivência. Você já se imaginou sem olfato? Faça esse exercício. Tente se imaginar sem sentir cheiros. Como seria? Agonizante, certo?

Apesar de parecerem separados, o olfato e o paladar se complementam. E acredite: o olfato é muito mais poderoso que o sentido da degustação. Continue o exercício e imagine aquele saboroso almoço sem sentir o cheiro. Complicado, né? Muitas vezes o aroma e o gosto se confundem, causando estranheza ou complementando o prazer de se comer algo. Se o paladar é um dos sentidos favorito dos gulosos, saiba que ele perde para o olfato no quesito capacidade. Enquanto o ser humano pode identificar até 6 ou 7 tipos de sabores com o paladar, o mesmo ser humano diferencia milhares de cheiros — chegando até 10 mil estruturas químicas diferentes.

E qual a importância disso?

Sentir cheiros, odores e aromas no reino animal é uma questão de sobrevivência para algumas espécies e até mesmo para manter o equilíbrio da natureza. Enquanto muitos são atraídos para perfumes exalados de plantas — o que garante a polinização — outros bichos fogem de odores que parecem perigosos. O ser humano, por exemplo, costuma sentir repulsa com cheiro de azedo ou estragado, o que o protege de comer alimentos que não estão mais propícios para ingerir (podendo conter bactérias ou fungos até mortais). Odor de fumaça também sempre é um alerta.

Aromas bons também servem para aliviar a mente. Liberam uma sensação de bem estar no organismo, levando prazer para o cérebro. Viver em ambientes de cheiros agradáveis pode ser importante para a saúde. Enquanto odores ruins podem causar enjoos, náuseas e mal estar, um ambiente perfumado abre a mente para novas possibilidades, ideias e paz. É sinônimo de respirar melhor. E aí entra a função dos odorizadores — produtos disponíveis na Wesco. Confira alguns produtos disponíveis para complementar o seu bem estar cotidiano:

Vale a pena conhecer cada produto e melhorar o ambiente, seja de trabalho, de casa ou até mesmo de seu comércio - ou vai dizer que bom cheiro também não agrada a freguesia? É nessas horas que se percebe que olfato é tão importante quanto o sentido da visão — e bons restaurantes sabem bem disso.

Com informações: Blog Angelita Scardua.

Os comentários estão fechados.

× Como posso te ajudar?