Higiene bucal para crianças: o cuidado começa em casa

Os pais devem ficar atentos para a saúde bucal dos filhos

Essa é pra quem tem filhos ou cuida de crianças: alguns hábitos que podem ser considerados carinhosos, escondem um grande perigo. Atos como dividir colheres, beijar os lábios de crianças e, até mesmo, soprar alimentos quentes, podem espalhar bactérias (como a Streptococcus mutans) através da transferência de saliva. Apenas os pais (ou responsáveis) com cárie dentária ativa podem acabar prejudicando as crianças expostas.

Esse perigo foi o foco de uma pesquisa que mostra que cerca de 26 mil crianças, com idades entre cinco a nove anos foram admitidos em hospitais na Inglaterra em 2013–14 com a cárie dentária. Trata-se de um aumento de 14% desde 2011.

Por isso, profissionais da área entraram em campo para iniciar uma campanha de conscientização e alertar sobre os cuidados com a saúde bucal das crianças e também dos responsáveis por elas. Confira alguns outros dados levantados:

  • 11% dos responsáveis por crianças não acreditavam que as bactérias orais não poderiam ser transmitidas de mãe para filho.
  • 38% dos responsáveis relataram beijar crianças nos lábios;
  • 14% admitiram compartilhar uma colher durante a alimentação da criança.

Além de evitar esse tipo de hábito, é importante prezar uma boa e regular higiene oral (para mães e filhos), uma dieta sem açúcar e um cuidado redobrado com os dentes de leite, que são vulneráveis à deterioração. Educar sobre a higienização bocal com crianças e primordial.

Outro cuidado se deve em relação às grávidas. A saúde bucal durante o período de gestação pode ficar comprometido devido a alterações hormonais. Então, é importante redobrar os cuidados que, além de prevenir cáries nas mães, contribui para seus filhos também ficaram com baixo risco de terem bactérias transmitidas pela própria mãe.

Kit de higiene bucal é uma boa solução

Para quem possui um comércio, escola, empresa ou escritório, nada como implementar o kit de enxaguante bucal da Wesco. Ele é importante para educar funcionários sobre a necessidade de uma boa higiene, além de oferecer para clientes uma boa experiência no local. Isso valoriza ainda mais a sua marca, além de prestar um bom serviço. Saiba mais aqui

Com informações: Lohcus, Wesco

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?