Exercícios físicos em condomínios com academias

Saiba como você pode realizar exercícios físicos na academia de seu condomínio

Com o aumento da demanda por mais bem-estar e por mais qualidade vida por parte dos condôminos, muitos condomínios têm implementado em suas áreas de conivência a prática de atividades físicas. Muitos dos condomínios mais novos já vêm com uma área de academia planejada, facilitando a implementação de exercícios físicos.

Ter uma academia para a prática de exercícios físicos é uma grande praticidade na vida de muitos, que podem ter preguiça de sair de casa para se exercitar ou que não possuem muito tempo para se exercitar. Além disso, a academia promove a socialização entre os condôminos, algo que pode ajudar na relação dos condôminos com o condomínio em si.

Confira abaixo mais informações sobre exercícios físicos em condomínios.

Meu condomínio já possui uma academia para exercícios físicos, o que preciso fazer para desfruta-la?

Se o seu condomínio já possui uma academia e se você quer usa-la, certifique-se se a academia está equipada com aparelhos compatíveis para o que você tem em mente. Em segundo lugar, certifique-se se o seu condomínio possui um profissional de atividade física registrado para auxilia-lo.

Uma das maiores vantagens de se ter uma academia no condomínio, é poder usa-la em horários compatíveis com o seu, portanto procure saber como a academia do seu condomínio funciona, e se ela possui horários de funcionamento. Além disso, você pode ver se há outras atividades físicas disponíveis, como por exemplo, aulas de dança, ioga, tai-chi-chuan, etc. Se a academia de seu condomínio não funciona nos horários que você pode, você também pode contratar um personal trainer e usufruir da academia, para isso basta conversar com o sindico e explicar a sua situação.

O seu condomínio pode exigir de você um atestado médico que comprove que você não tenha nenhuma doença que te impossibilite de alguma forma de realizar aquela atividade física, além de usar esse atestado como comprovante para a sua necessidade de utilizar a academia. Esse atestado serve mais para que o condomínio tenha um controle de quem frequenta a academia, porém não deve ser algo levado de forma leviana.

Além disso, a academia de seu condomínio pode fazer com que você assine um documento que funcione como contrato, no qual você aceitará e respeitará o regulamento da academia, como por exemplo, funcionamento da academia, controle de acesso, definição de responsabilidade caso aconteça algum acidente, penalidade por mal uso de aparelhos, descumprimento de contrato ou qualquer outra questão que o condomínio possa achar pertinente.

Custos de uma academia em condomínios

Outra grande vantagem de se ter uma academia no condomínio é que o valor da mensalidade dessa academia pode chegar até 70% menor que o valor da mensalidade de uma academia fora do seu condomínio. Isso acontece por causa de dois fatores: 1) porque o valor de utilização da academia já poderá estar incluso no valor do condomínio; ou então, 2) porque varia conforme o número de interessados pela academia, em determinadas modalidades.

Vantagens e desvantagens de se fazer exercícios físicos no condomínio

As vantagens costumam ser mais numerosas que as desvantagens: praticidade (por não ter que sair de dentro do condomínio), segurança, economia, maior sociabilidade entre os moradores, possibilidade de ter um horário personalizado para a prática, além de fazer com que o condomínio aumente a sua valorização.

Porém, dependendo de como a academia (ou prática de exercícios físicos) for administrada, as desvantagens podem fazer com que o condômino escolha pagar à mais por uma atividade física fora de casa. Dentre as desvantagens estão os horários disponíveis para o uso da academia (principalmente se não houver a disponibilidade de uso à parte com um personal trainer), e a baixa quantidade de modalidades disponível para os condôminos.

Portanto, o ideal é que o condomínio sempre esteja alinhado com os condôminos, para que que todos possam desfrutar do que há de melhor da vida de condomínio.

Para os cães, Acacabou evita transtornos

Caminhar com seu melhor amigo nos arredores e dentro de seu condomínio também faz bem, tanto para a sua saúde como para a saúde do seu amigo! Porém, na falta de saquinhos de coleta de fezes, ou a falta de consciência de alguns donos, é comum reclamações e até brigas por causa de sujeira no espaço de vivência entre moradores.

Uma solução prática é instalar um dispenser que possibilita a retirada de saquinhos um a um. Ele pode ficar fixado nos locais por onde as pessoas circulam ao passear com seus cães. É o fim do transtorno. Saiba mais aqui.

Com informações de: Portal SindicoNet

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?