Doenças de inverno: medicamentos fitoterápicos ajudam na prevenção

Os medicamentos fitoterápicos e como podem ajudar nas doenças de inverno

Você conhece os medicamentos fitoterápicos? Seguramente você já deve ter tomado algum medicamento que se encaixa nessa categoria. São medicamentos mais naturais, produzidos a partir de plantas, são um grande aliado no combate de sintomas e de doenças.

Inclusive, existem opções de fitoterápico que podem ajudar na prevenção das doenças de inverno, como, por exemplo, medicamentos fitoterápicos que reforçam o nosso sistema imunológico, algo muito importante para combater as doenças respiratórias que aparecem no inverno.

Saiba mais!

O que é um medicamento fitoterápico?

Um medicamento fitoterápico é um medicamento feito a partir de plantas medicinais. Para fazer um desses medicamentos, utiliza-se exclusivamente matérias-primas vegetais, como, por exemplo, o suco, a cera, o extrato, o óleo, etc., de uma planta.

Para que um medicamento seja considerado fitoterápico, ele precisa ser feito unicamente de plantas. Somente assim que um medicamento fitoterápico conseguirá aprovação da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária).

Sem a aprovação da ANVISA, as farmácias não podem, e nem devem comercializar medicamentos fitoterápicos. Portanto, se a sua medicação não tiver sum certificado da ANVISA, não compre e nem consuma.

Os ativos vegetais que são extraídos dessas plantas, caules e raízes, são manipulados, industrializados e padronizados, a fim de garantir a qualidade, segurança e eficácia do medicamento.

Pode-se tomar os medicamentos fitoterápicos sem prescrição médica?

É possível, porém não é o recomendado.

Se você está com alguma doença ou sintomas recorrentes, o ideal é você se consultar com o seu médico de confiança primeiro, e então pedir para ele algum medicamento fitoterápico, pois somente um médico poderá te receitar o melhor medicamento fitoterápico para o seu caso, principalmente para casos mais complexos.

Além disso, se você se automedicar com um fitoterápico, pode ser que possa reagir com outros medicamentos que você já toma, ou que ele reaja de forma inesperada de acordo com sua dieta e estilo de vida.

É importante realçar que qualquer médico com experiência e prática em medicamentos fitoterápicos, principalmente dentro de sua área de atuação, pode te receitar um fitoterápico.

Por ser natural, o medicamento fitoterápico não dá efeitos colaterais?

Não, os medicamentos fitoterápicos podem sim causar alguns efeitos colaterais em quem os toma. Por isso a importância de consultar um médico antes de iniciar a consumir esses medicamentos.

Porém, não há motivos para alardes. Os efeitos colaterais de fitoterápicos não costumam ser fortes, pois a concentração de seus princípios ativos não são tão altas como os de medicamentos sintéticos.

As causas mais possíveis de efeitos colaterais com medicamento fitoterápicos envolvem reações com outros medicamentos, consumo inadequado para determinada doença ou sintoma, e consumo exagerado do medicamento. Ainda, dependendo do seu estilo de vida e de sua dieta, pode haver algum efeito colateral do fitoterápico.

Restrições dos medicamentos fitoterápicos

Assim como todo medicamento, sim, há algumas restrições. É necessário avaliar corretamente a doença e seus sintomas, os medicamentos já consumidos, entre outros fatores.

As gestantes e as lactantes só podem ingerir esses medicamentos sob orientação medica. Indivíduos com problemas hepáticos, de coagulação, imunológicos e com problemas cardíacos, devem ser avaliados com cuidados especiais, para que o médico possa decidir se podem ou não tomar.

Porém, se você não encaixa dentro desse grupo de restrição, então converse com seu médico e peça por um fitoterápico que melhor atenda à suas necessidades e sintomas. Até porque, existe uma vasta variedade de fitoterápicos no mercado, inclusive medicações que podem nos ajudar com a prevenção das doenças de inverno.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

A Wesco possui uma gama de produtos de qualidade para a sua empresa, seja ela uma farmácia ou um laboratório, que ajudam a garantir o bem-estar de seus funcionários, de seus clientes.

São diversos modelos de dispensers para o banheiro, como, por exemplo, dispensers para álcool gel, e para sabonetes líquidos, tudo para garantir com que seus funcionários e clientes mantem sua saúde em dia.

Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Minha Vida.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?