Cuide da higienização do seu cão

Saiba como realizar a higienização do seu cão

Ter um cão é uma grande responsabilidade. Alguns dizem que ter um cão e ter um filho é a mesma coisa, pois ambos demandam tempo, atenção, carinho e cuidados. Assim como um filho, você precisa alimentar um cão, você precisa dar banho, levar ao médico, entre outras atividades que garantem a saúde e bem-estar do cãozinho.

E para ajudá-lo a manter a saúde e bem-estar do seu cãozinho, e também da sua, hoje vamos falar sobre cuidados na higienização do seu cão.

Antes/após do banho

Dependendo de como for o seu cão, as necessidades dele podem variar, mas cães (e gatos) devem ser escovados com uma certa frequência. Se o seu cão tem pelo curto, a necessidade dele será maior, pois cães de pelo curto tendem a renovar o pelo com uma frequência maior. Você pode utilizar um pente, luvas de borracha, rasqueadeira, ou uma escova macia. E enquanto você estiver escovando o seu amigo, preste atenção em seu pelo, para certificar-se como está a saúde da pele ele.

A limpeza dos olhos do cão também mudará conforme for a necessidade dele, mas cães com pelagem branca e com pelagem longa normalmente são os tipos de cães que mais precisam de uma limpeza dos olhos. E conforme for a necessidade dos eu cão, essa limpeza deve ser feita diariamente com uma gaze, algodão ou algum pano macio e soro fisiológico.

Há também a limpeza de ouvidos. Essa deve ser feita com menos frequência, para não correr o risco de machucar o cão e para não retirar as defesas naturais dele. Deve ser feita com um algodão ou algum pano macio e seco, e com cuidado. Caso os ouvidos do seu cão estejam muito sujos, existe um produto especifico para essa tarefa. E caso você note alguma coisa fora do normal, leve seu cão ao médico.

E há também a escavação de dentes. Uma tarefa mais complicada, pois nem todo cão permite isso. Porém, é algo importante, pois além de evitar o mau hálito, ao longo prazo ajuda a evitar os cálculos dentários e a perda de dentes. E a escovação dentária em cães deve ser feita com um creme dentário e uma escova dentária especial para cães.

Durante o banho

Recomendado a partir dos três meses de vida de um cão, deve ser utilizado produtos específicos para cães. Não utilize produtos humanos em animais. A frequência do banho também depende da necessidade do seu cão. Se você é ativo com ele, sugere-se um banho a cada duas semanas; se você vive mais intimamente com seu cão, diminua o intervalo para uma semana. Porém, tenha em mente que banho em excesso pode fazer mais mal do que bem para o seu cãozinho.

Se ele tiver pelo longo, recomenda-se uma tosa higiênica, e se você leva seu cão para tomar banho na petshop com frequência, não permita que eles esvaziem a glândula anal do seu cãozinho, pois futuramente isso pode trazer complicações para ele.

Wesco apresenta o Acacabou

Para evitar que seu cão traga para a sua casa uma série de bactérias e sujidades, a Wesco traz o Acacabou para Cachorros. Se trata de um dispenser de saquinhos Oxi-Biodegradáveis, é uma inovação para aquelas horas de passeio com o melhor amigo e ele precisa fazer as necessidades. Confira mais informações aqui.

Com informações de: Aina Bosh

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?