Conheça alimentos que causam manchas dentais

Você já passou pela situação de cuidar de sua saúde bucal corretamente e, mesmo assim, perceber seus dentes mais escuros? Saiba que essa impressão pode vir da sua alimentação. Isso porquê existem alguns alimentos que, quando ingeridos com frequência ou em excesso, causam manchas dentais.

Algumas pessoas já nascem com uma predisposição natural em ter dentes escuros ou amarelados, e nesses casos, a alimentação não tem muita influência nas manchas dentais.

Porém, para quem não nasceu com essa predisposição, a alimentação pode sim afetar a cor dos dentes. E a melhor forma de lidar com as manchas dentais é ir ao dentista. Somente um profissional da área poderá te indicar o melhor tratamento.

Alimentos que mais causam manchas dentais

Existem dois tipos de alimentos que podem causar manchas dentais: alimentos pigmentados (por exemplo, beterraba) e alimentos ácidos (por exemplo, suco de limão).

E se você tiver o hábito de ingerir esses dois tipos de alimentos juntos, ou com pouco intervalo entre um e outro, as chances de você ter seus dentes machados são ainda maiores.

Isso acontece porque, apesar e não parecer, os nossos dentes são porosos, e se a nossa saúde bucal não é feita corretamente, corremos o risco de termos manchas nos dentes, principalmente se comemos alimentos pigmentados ou ácidos com frequência.

Os principais alimentos que causam manchas dentais são:

  • Café;
  • Açaí;
  • Beterraba;
  • Vinho tinto e/ou suco de uva;
  • Chá;
  • Molho shoyu;
  • Refrigerantes;
  • Limão;
  • Mirtilo, cranberry e framboesa

Os alimentos ácidos potencializam o aparecimento de manchas dentais, isso acontece porque quando são consumidos com frequência ou em excesso, deixam a nossa boca ácida, e isso faz com que aumente a capacidade de absorção de pigmentos por parte do dente.

Com um ambiente bucal ácido, acontece a desmineralização da superfície do esmalte do nosso dente, causando danos. Esse dano só será corrigido quando o ambiente bucal deixar de ser ácido, através da ação da nossa saliva.

O perigo durante essa correção de mineralização é que, enquanto a nossa boca está em fase de transição, corremos o risco de ficarmos com os dentes manchados, pois a remineralizarão irá “selar” o esmalte do dente.

Dicas para evitar as manchas dentais

A principal dica para evitar manchas dentais é: após a ingestão de algum alimento pigmentado ou ácido, faça breves bochechos com água. Isso irá ajudar a retirar o excesso de alimento dos dentes e da saliva, evitando o aparecimento de manchas.

E, claro, não esqueça de escovar os dentes corretamente após a ingestão de alimentos.

Outras dicas são:

  • Uma maçã por dia. A maçã tem ação adstringente, e é ideal para ajudar a manter o esmalte do dente saudável;
  • Espere cerca de 30 minutos para escovar os dentes, após beber vinho ou suco de uva;
  • Visite seu dentista periodicamente;
  • Evite ao máximo o consumo de refrigerantes, além de poder causar manchas dentais, os refrigerantes são ricos em açúcar, podendo causar cáries.

Se você já estiver com os dentes manchados, visite um dentista. Somente ele poderá te indicar o melhor tratamento e investigar a causa das manchas dentais.

Visite seu dentista periodicamente e eduque-se!

Por isso que a visita periódica com seu dentista é tão importante. Somente ele pode avaliar o estado de sua saúde bucal, e somente ele pode te ajudar a prevenir doenças. Escove os dentes diariamente e utilize sempre o fio dental.

A Wesco possui diversas opções de dispensers para a sua empresa ou consultório. Entre eles, a linha de inovações, onde a Wesco traz dispensers voltados para a saúde bucal, como dispenser para fio-dental e para enxaguante bucal. Conheça a nossa linha de dispensers clicando aqui

Com informações de: Na Mira; Minha Vida.

× Como posso te ajudar?