Como maximizar as 2 horas mais produtivas do dia

Eu já fiz muitos cursos em minha vida e um dos mais interessantes foi sobre como gerenciar o meu tempo. A primeira coisa mencionada nesse curso foi que nós deveríamos gastar 80% do nosso tempo nas atividades mais importantes para o nosso sucesso pessoal e profissional. Todavia, parece que isto não acontece com muita frequência, principalmente em relação às pessoas que trabalham mais com a mente que com os braços e pernas.

Segundo Dan Ariely, um professor de Psicologia e de Economia Comportamental da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (Estados Unidos), você deve acordar, sentir o cheiro do café e começar imediatamente a trabalhar. Ele diz que, de acordo com suas pesquisas, geralmente as pessoas são mais produtivas durante as primeiras duas horas da manhã, após ter acordado.

mais produtivasInfelizmente, a rotina matinal da maioria das pessoas parece ignorar este fato e os horários de trabalho não são programados para maximizar este potencial. Muitas vezes, as primeiras horas da manhã são usadas na realização de tarefas que não requerem muita atividade intelectual, como responder e-mails, etc. O citado professor escreveu que “Se nós pudéssemos salvar estas preciosas horas, a maioria de nós teria muito mais sucesso na realização do que nós realmente desejamos”.

Em minha experiência pessoal, eu costumo reservar as primeiras horas da manhã para escrever meus artigos e deixo para depois do almoço atividades como realizar operações bancárias como pagamentos, dar uma olhada nas redes sociais, ler jornal, etc.

Eu costumo deixar para o final do dia a tarefa de programar o dia seguinte e verificar, por exemplo, se tenho compromissos importantes no dia seguinte. Para isto, eu uso um aplicativo, o Todoist, sobre o qual já escrevi anteriormente.

Por outro lado, nem todo mundo tem a felicidade de trabalhar em casa como eu, e a maioria das pessoas trabalha fora de casa e visita clientes, o que muitas vezes significa ter que passar uma boa parte dessas primeiras horas enfrentando tráfico pesado nas ruas. Neste caso, uma sugestão é reservar uma parte do horário da manhã para as atividades de planejamento e, se possível, sair para a rua depois disto.

Você gostou deste post? Geralmente, como é o seu dia? Se você tiver alguma sugestão interessante, gostaríamos de lê-la. Por favor, deixe os seus comentários no espaço a seguir.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?