Cães e o verão: cuidado redobrado

Calor excessivo pode até matá-los

País tropical não tem jeito. Verão chega e as altas temperaturas não perdoam. Mas se é ruim para o ser humano, imagina para os cães que são todos cobertos de pelos?

Poucas pessoas sabem, mas os cães não transpiram como os seres humanos ou outros animais como cavalos e bovinos. A transpiração dos cães ocorre principalmente pela respiração e, com menos intensidade, pelos coxins plantares (na sola das patas) e pelo nariz. Como a maior parte dessa transpiração é pela respiração, eles ficam “ofegantes” mesmo sem terem se movimentado com intensidade em dias ou em ambientes quentes.

No verão e em dias ensolarados, é muito comum que alguns cães possam adoecer se os donos não se preocuparem com algumas atitudes em relação a eles. Casos de hipertermia são mais frequentes, quando ocorrem viagens de carro ou durante passeios em períodos quentes do dia.

A hipertermia é uma condição gravíssima que requer tratamento médico com urgência. Isso ocorre quando o cão é exposto a altas temperaturas ou sofre com algum processo inflamatório. Quando se é realizado o diagnóstico, o período de tratamento para reverter o quadro é extremamente curto e a possibilidade de óbito do animal é alta.

Veja algumas dicas para se evitar a hipertermia do seu cão:

  • Evite passeios e/ou esforços físicos em dias quentes e úmidos;
  • Não deixe o animal preso dentro do carro, mesmo com vidros abertos;
  • Não deixe o animal em ambientes fechados ou sem acesso a sombra e/ou água fresca;
  • Não dê banhos com água quente e secadores quentes no verão;
  • Não submeta o animal a situações de estresse psicológico que o deixe ofegante por medo ou insegurança;
  • Evite esforços ou condições desfavoráveis para animais obesos ou que tenha anatomicamente alguma dificuldade respiratória;
  • Evite a contenção forçada do animal e uso de focinheira em ambientes quentes e fechados.

Wesco apresenta o Acacabou

A Wesco oferece para a comodidade dos donos de cães de estimação o Acacabou para Cachorros, um dispenser de saquinhos Oxi-Biodegradáveis. É uma inovação para aquelas horas de passeio com o melhor amigo e ele precisa fazer as necessidades. Confira mais informações aqui.

Com informações: PetCare.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?