Os benefícios da sesta depois do almoço

Saiba por que sentimos sono depois do almoço e quais os benefícios de sestear

Acontece com todo mundo, é normal e quase inevitável: sentir aquele soninho e aquela preguiça em seguida que almoçamos. Privilegiados são aqueles que podem tirar uma sesta (soneca) após o almoço, não é mesmo? Mas fique sabendo que hoje em dia, tirar uma soneca marota depois do almoço já não é mais um ato de gente preguiçosa ou desocupado. Dormir depois do almoço tem comprovação científica que faz bem à saúde, e por causa dos inúmeros benefícios que a sesta traz, as empresas deveriam permitir tal habito entre os seus funcionários. Aliás, algumas já permitem.

Mas permitir tal coisa não é nada comum no Brasil, que tem o horário de almoço como um dos mais movimentados, porém em países como Espanha, Uruguai e Itália, as lojas costumam fechar durante esse horário e só abrem mais tarde.

Por que sentimos sono após o almoço?

Sentir sono após o almoço, e por consequência, tirar uma breve soneca, é considerada uma necessidade fisiológica devido ao processo de digestão por muitos especialistas do sono. O nosso cérebro se torna mais lento, pois a maior parte do sangue migra para o estômago, para ajudar no processo digestivo. Também, o nosso sangue fica menos ácido depois de ingerirmos nossa comida, causando a sonolência. E além disso, nossa temperatura corporal tende a diminuir naturalmente durante esse horário do dia, ajudando a sentir a sonolência.

Lutar contra a sonolência não ajuda em nada, pois de acordo com especialistas do sono, esse momento de dormir após o almoço faz parte do ciclo normal de sonolência, mas que foi se perdendo com o passar dos séculos. E aconselham que, ao invés de ignorar esse momento fisiológico, que faça um breve cochilo, de no máximo 45 minutos. Os especialistas garantem que após a sesta, você estará mais disposto e poderá trabalhar com mais produtividade e com sensação de renovado.

Mas, se você gostaria de evitar a sensação de sonolência, trate de fazer refeições mais leves, e com alimentos com índices glicêmicos baixos.

Benefícios da sesta:

A sesta após o almoço faz bem para o corpo e mente, fazendo com que a produtividade do indivíduo melhore tanto no trabalho como nos estudos, além e promover a renovação cerebral.

Dormir por até 45 minutos após o almoço também melhora o sono durante a noite, pois como já teremos descansado um pouco durante o dia, não estaremos tão exaustos durante a noite, correndo o risco de não dormir bem. Mas aqui há um cuidado essencial: a sesta não pode ultrapassar mais de 45 minutos (às vezes menos, dependendo da pessoa), para não prejudicar o sono noturno.

Durante esse breve descanso, a nossa memória se beneficia, podendo ter um aumento de desempenho de até 10% em atividades que envolvem seu uso; e o mesmo é válido para a capacidade de aprendizado. Isso acontece, porque alguns estágios do sono (como REM, por exemplo) estão ligados à memória e à capacidade de aprendizado.

O tempo de recuperação após um cochilo pode variar de pessoa para pessoa, mas estima-se que leva cerca de 30 minutos para uma pessoa estar desperta e desfrutando dos benefícios do cochilo. Você pode até tomar café antes de sestear, pois os seus efeitos só acontecerão após a sesta.

A Wesco traz produtos de qualidade para a sua empresa e clientes

Seja qual for o estilo de sua empresa, a Wesco possui uma gama de produtos para ela que ajudam a garantir o bem-estar de seus clientes e funcionários. A Wesco possui diversos modelos de dispensers para o banheiro, como dispenser para álcool gel, para sabonetes líquidos, além de dispensers para fio dental, enxaguante bucal, papel higiênico, entre outros. Para conhecer todos os produtos e como adquiri-los, clique aqui.

Com informações de: Minha Vida; Portal Vital; Polisono – Clinica do Sono; Duoflex.

Falar com um Consultor
× Como posso te ajudar?